David Bowie: O Camaleão do Rock? Não!
Por André Garcia
Fonte: Camarada Garcia no Medium.com
Postado em 20 de agosto de 2017
Alguns dizem que ele foi um rapaz que passou a década de 60 correndo atrás das tendências, em busca de um espaço sob os holofotes, passando assim pelo blues, mod e pelo folk hippie. Aquele que, embora tenha emplacado Space Oddity, morreu na praia com seus demais singles e seus primeiros álbuns.

Alguns dizem que ele foi um jovem ambicioso que desistiu de correr atrás das tendências e resolveu se antenar no que estava acontecendo ao seu redor e se tornar a tendência. Aquele que tomou os holofotes de assalto com o Glam Rock, encarnando uma persona alienígena e esbanjando maquiagem, extravagância e, ao mesmo tempo, androginia e sexualidade.
Alguns dizem que ele foi um cantor esquelético que conquistou a soul music emplacando hits e sendo um dos poucos artistas brancos a se apresentar no Soul Train, principal programa de música negra da TV americana. Aquele que passava dias e dias acordado submerso em paranoias induzidas pelo consumo descontrolado de cocaína.
Alguns dizem que ele foi um homem que abandonou a vida de drogas e luxo, em Los Angeles, para botar os pés no chão e a cabeça no lugar vivendo como anônimo em Berlin. Aquele que jogou fora as regras convencionais para criar uma música diferente e moderna, bebendo direto da fonte o que tinha de mais moderno na vanguarda alemã.

Alguns dizem que ele foi um cara bronzeado, de topete platinado e sorridente, que conquistou as massas com músicas dançantes que dominaram as pistas de dança. Aquele que começou a lotar estádios pelo mundo a fora e se viu sem saber o que fazer para agradar a um imenso público que era desconhecido para ele.
Alguns dizem que ele foi um mero integrante da banda Tin Machine, abrindo mão de ser um astro para se tornar apenas mais um dentro de um grupo. Aquele com ar sério, cabelo bem penteado, barba e terno, que deixou a mídia coçando a cabeça.
Alguns dizem que ele foi um dos propagadores de um novo som chamado industrial rock, que misturava sintetizadores distorcidos com batidas eletrônicas e que, anos depois, viria a se dar origem ao new metal. Aquele que usava cabelo espetado e vestia sobretudo num palco sombrio com estética pós apocalíptica.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Alguns dizem que foi um veterano com pinta de lorde, que sorria com sinceridade enquanto cantava músicas de toda sua carreira, despido de fantasias ou personagens. Aquele que foi obrigado a se aposentar dos palcos por conta de um ataque cardíaco.
Mas, afinal, quem foi David Bowie? Na impossibilidade de responder a essa pergunta a mídia deu a ele o título de O Camaleão do Rock. Título esse que está redondamente errado. Primeiramente, David Bowie atravessou diversos gêneros musicais e nunca se limitou ao Rock. Ele sequer se limitou à música, já que ele fez sucesso como ator (tanto no cinema quanto no teatro), escreveu um musical para a Broadway e gerenciou (com sucesso) sua própria carreira e seus próprios negócios. Isso sem contar sua grande influência no mundo da moda ao longo de décadas.

Por fim, Bowie passou sua carreira fazendo justamente o oposto do que faz um camaleão: Ele não mudava para se adaptar ao meio, ele mudava e o meio se adaptava a ele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
Dave Grohl reconhece que novo baterista precisou se adaptar ao Foo Fighters
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
O clássico do The Smiths que o perfeccionista Johnny Marr levou dois anos para compor
David Gilmour: surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os tempos
A banda gringa que gostou tanto do Angra que se virou para comprar álbum antes de todos

Mike Vernon, lendário produtor do blues britânico, morre aos 81 anos
O cara que, com David Bowie, fazia a dupla ser como Axl Rose e Slash
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
O artista que The Edge colocou ao lado dos Beatles; "mudou o rumo da música"
O músico que seria salvo pelo The Who, ficou a ver navios e David Bowie o tirou da lama
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?

