O dia que Robert Plant fez a inexperiente Joan Jett ir parar na cadeia na Europa
Por André Garcia
Postado em 14 de fevereiro de 2025
O rock nasceu nos anos 50 como um ritmo de dança, e na década de 60 se desenvolveu como um novo gênero musical. Como cultura, o rock se tornou algo feito por homens e para homens, com eles brilhando no palco enquanto restava às mulheres o papel de objetos sexuais como groupies.
Foi preciso que as mulheres remassem muito contra a maré para conquistar espaço no rock — e assim ele deixasse de ser um Clube do Bolinha com guitarras distorcidas.
Led Zeppelin - Mais Novidades
E uma das primeiras bandas femininas a fazerem sucesso e conquistar o respeito de seus pares foi The Runaways: formada nos Estados Unidos em 1975, e composta por Lita Ford, Sandy West, Jackie Fox, Cherie Currie e Joan Jett.
Joan Jett que nos anos 80, já como artista solo, emplacou um dos maiores hits da década, "I Love Rock n Roll" — quase uma mistura de "Rock and Roll All Nite" com "We Will Rock You".
Quando foi tocar com as Runaways na Europa pela primeira vez, Jett descobriu que as diferenças culturais entre continentes não devem ser subestimados, ou você pode entrar pelo cano.
Em entrevista ao The Guardian ela relembrou o dia em que viu o sol nascer quadrado por ter dado ouvido ao então ainda vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant:
"Na Inglaterra, na primeira turnê das Runaways, eu estava indo pegar a balsa para a França. Eu culpo Robert Plant [por ter sido presa], porque uma vez perguntamos a ele que lembranças a gente poderia pegar na estrada, ele disse que levava as chaves do hotel. Na Inglaterra, as chaves eram grandes, ornamentadas e de metal. Eu já estava com quatro delas. Na alfândega, o cara [revistou minha bolsa, encontrou as chaves e] disse 'Hmmm, mãozinha leve, né? Você esta presa' e me colocou em uma cela."
Dizem que, para evitar a frustração de ser maltratado por quem você mais admira, uma pessoa jamais deve conhecer seus ídolos.
Depois de ouvir essa história eu diria que você deve não só não conhecer seus ídolos como, caso o conheça, não seguir seus conselhos — sob pena de prisão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"



Black Crowes toca "The Rover", do Led Zeppelin, durante show em Nova York
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page achava suave demais para o nome da banda
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
O riff do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que continuará vivo para sempre
A música do Led Zeppelin que a própria banda preferia esquecer
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Bandas que duraram pouco tempo, mas ficaram marcadas para sempre
Jimmy Page: pediam "toca Raul" ao desleixado Jimmy Lama, morando na Bahia


