O dia que Robert Plant fez a inexperiente Joan Jett ir parar na cadeia na Europa
Por André Garcia
Postado em 14 de fevereiro de 2025
O rock nasceu nos anos 50 como um ritmo de dança, e na década de 60 se desenvolveu como um novo gênero musical. Como cultura, o rock se tornou algo feito por homens e para homens, com eles brilhando no palco enquanto restava às mulheres o papel de objetos sexuais como groupies.
Foi preciso que as mulheres remassem muito contra a maré para conquistar espaço no rock — e assim ele deixasse de ser um Clube do Bolinha com guitarras distorcidas.
Led Zeppelin - Mais Novidades
E uma das primeiras bandas femininas a fazerem sucesso e conquistar o respeito de seus pares foi The Runaways: formada nos Estados Unidos em 1975, e composta por Lita Ford, Sandy West, Jackie Fox, Cherie Currie e Joan Jett.
Joan Jett que nos anos 80, já como artista solo, emplacou um dos maiores hits da década, "I Love Rock n Roll" — quase uma mistura de "Rock and Roll All Nite" com "We Will Rock You".
Quando foi tocar com as Runaways na Europa pela primeira vez, Jett descobriu que as diferenças culturais entre continentes não devem ser subestimados, ou você pode entrar pelo cano.
Em entrevista ao The Guardian ela relembrou o dia em que viu o sol nascer quadrado por ter dado ouvido ao então ainda vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant:
"Na Inglaterra, na primeira turnê das Runaways, eu estava indo pegar a balsa para a França. Eu culpo Robert Plant [por ter sido presa], porque uma vez perguntamos a ele que lembranças a gente poderia pegar na estrada, ele disse que levava as chaves do hotel. Na Inglaterra, as chaves eram grandes, ornamentadas e de metal. Eu já estava com quatro delas. Na alfândega, o cara [revistou minha bolsa, encontrou as chaves e] disse 'Hmmm, mãozinha leve, né? Você esta presa' e me colocou em uma cela."
Dizem que, para evitar a frustração de ser maltratado por quem você mais admira, uma pessoa jamais deve conhecer seus ídolos.
Depois de ouvir essa história eu diria que você deve não só não conhecer seus ídolos como, caso o conheça, não seguir seus conselhos — sob pena de prisão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Angela Gossow conta em detalhes como Lauren Hart se tornou vocalista do Arch Enemy
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
Por que Nick Mason acha que o Pink Floyd teria sido uma péssima banda de heavy metal
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
O nome em "Livin' on a Prayer" que Jon Bon Jovi vetou: "Não posso cantar"

A briga violenta que fez com que Senadores tentassem proibir a entrada do Led nos Estados Unidos
O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
O que "Tornado of Souls" tem em comum com "Stairway to Heaven", segundo Friedman
O guitarrista que no auge teve muito bom gosto, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
As dez piores músicas lançadas pelo Led Zeppelin durante sua carreira
Cinco bandas de rock/metal que tiveram finais muito tristes


