O guitarrista que está 20 anos à frente de seu tempo, segundo Ritchie Blackmore
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de fevereiro de 2025
Ritchie Blackmore, um dos guitarristas mais influentes do rock, sempre teve um olhar atento para músicos inovadores. Em sua trajetória com o Deep Purple, ele explorou diferentes estilos, mesclando rock, blues e música clássica. Porém, quando se trata de genialidade à frente do seu tempo, Blackmore não tem dúvidas: Jimi Hendrix foi o maior exemplo.
"Hendrix surgiu em 1966 e estava provavelmente 20 anos à frente de seu tempo", afirmou em entrevista resgatada pela Far Out. Para Blackmore, o diferencial do guitarrista não era apenas sua habilidade técnica, mas a originalidade na composição, os riffs inovadores e sua presença de palco. "O que o torna um gênio é sua construção de músicas, sua inovação nos riffs, como em ‘Purple Haze’ e ‘Manic Depression’".
Curiosamente, Blackmore também destacou um aspecto menos comentado de Hendrix: sua voz. "O mais estranho é que uma das coisas que o tornavam especial era seu vocal, mesmo ele nunca tendo querido ser um cantor."
A visão de Hendrix como um artista completo também foi reforçada por Patti Smith, que o via como um grande poeta. "Ele amava poesia. Falava de forma modesta sobre sua escrita, admirava Bob Dylan, mas era um poeta maravilhoso", disse a cantora.
Além de Hendrix, Blackmore também elogiou o Vanilla Fudge, banda que considerava à frente de seu tempo. Ele revelou que, no início do Deep Purple, a ideia era seguir os passos do grupo. "Eles eram nossos heróis. O grupo estava à frente de seu tempo. No começo, queríamos ser um clone do Vanilla Fudge."
Histórias de Ritchie Blackmore e Jimi Hendrix
Ritchie Blackmore, um dos guitarristas mais icônicos do rock britânico, relembrou um momento marcante de sua carreira: a noite em que tocou diante de Jimi Hendrix e conheceu Eric Clapton.
O episódio aconteceu em 1968, quando o Deep Purple ainda estava em seus primeiros anos e abriu um show para o Cream no Forum, em Los Angeles. Na plateia, Blackmore percebeu dois rostos conhecidos na primeira fila: Jimi Hendrix e George Harrison.
"Foi meio estranho. Jimi Hendrix e George Harrison estavam bem na minha frente", contou Blackmore. Antes do show, ele também teve um encontro inesperado nos bastidores. "Se não me engano, Eric [Clapton] entrou no camarim em que eu estava com o Deep Purple. Nunca tínhamos nos encontrado antes, então nos apresentamos e conversamos um pouco. Sempre fiquei impressionado com a capacidade de Eric de tocar guitarra brilhantemente. Eu amava a sonoridade dele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps