RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Sharon Osbourne fala sobre condição física de Ozzy para show de despedida

O lendário baixista de thrash metal que virou fã do Linkin Park quando ouviu disco novo deles

A banda de rock que Ciro Bottini integrou nos anos 1980: "Eu queria imitar o Paul Stanley"

A balada dos anos 1990 que tem altas doses de melancolia e "apareceu" durante sonho

O dia que tubarão branco fez Beatles recusar show de reunião por 50 milhões de dólares

A banda que Thom Yorke do Radiohead odeia: "Eles nos imitam e ainda falam mal de nós"

Faixa que encerra "Parasomnia" entra na lista de músicas gigantes do Dream Theater

Morte de Paul O'Neill impediu retorno definitivo do Savatage, diz Jon Oliva

Gary Holt consolou Nervosa durante mudança na banda e depois fez participação especial

A opinião de Bruce Dickinson e Steve Harris sobre Iron Maiden usar playback em shows

A única vez que Jimmy Page chegou ao topo das paradas - não foi com o Led Zeppelin

O lendário guitarrista que deixou Rod Stewart cheio de medo de dividir o palco

O elemento do Kiss que fez Slash torcer o nariz para a banda; "nunca fez sentido para mim"

Em 2015, Iggor Cavalera afirmou que marca do Sepultura estava sendo "deteriorada"

Pepeu no Megadeth? Coverdale no Uriah Heep? Regis Tadeu explica se é fato ou fake


Stamp

Ian Anderson cita brasileiros ao explicar canção; "acho isso incrivelmente rude"

Por Bruce William
Postado em 08 de fevereiro de 2025

Ian Anderson, líder do Jethro Tull, revelou que parte da inspiração para a canção "Puppet And The Puppet Master", do próximo álbum da banda, "Curious Ruminant", veio de sua relação com o público durante os shows. Em entrevista ao Classic Album Review, ele comentou sobre como a interação da plateia pode ser algo positivo, mas também uma interferência, dependendo do contexto. Segundo Anderson, há lugares onde o público tem uma postura mais volátil, e ele citou o Brasil como um dos exemplos. A transcrição é do Blabbermouth.

Jethro Tull - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Rocket 88
Foto: Rocket 88

"Eu quero estar livre da sensação de que, de alguma forma, preciso atender aos desejos e exigências das outras pessoas. E, aliás, quanto mais exigente for uma plateia, menos eu aproveito, porque há ocasiões em que você se depara com um público volátil devido a tendências culturais em determinados lugares. Posso citar o Brasil, por exemplo, onde o público acha que é aceitável assobiar, gritar, vaiar e berrar os nomes das músicas que quer ouvir. Quero dizer, eu acho isso incrivelmente rude e realmente não gosto. Não acontece em todos os shows que fiz no Brasil, mas encontrei isso algumas vezes no ano passado, quando estive em turnê por lá, e é assim que eles são. Há outros estereótipos nacionais onde as pessoas também agem dessa maneira. Você encontra isso às vezes nos Estados Unidos, onde acham que está tudo bem gritar e assobiar. Não está."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ian explica que há um motivo para que ele se sinta assim: "Estou tentando me concentrar em tocar músicas que às vezes são bastante difíceis, e não gosto de ser interrompido. Gosto de ter a liberdade para fazer isso. Então, se o público tenta, de alguma forma, manipular ou influenciar sua maneira de tocar, isso não é bom. Para mim, é absolutamente suficiente ver sorrisos nos rostos e alguém aplaudindo no momento apropriado ao final de uma música. Isso significa tudo para mim. Não quero ser interrompido enquanto estou me apresentando."

Em seguida ele conta que se resigna com isso, embora tente mudar as coisas: "Não estou reclamando. As coisas são como são. Se você é um músico se apresentando, assim como acontece com um Primeiro-Ministro respondendo perguntas no Parlamento, você tem que aceitar que vai lidar com algum mau comportamento e com exigências manipulativas de certos grupos. É assim que as coisas funcionam. Temos que aceitar. Mas, às vezes, como nesse caso, isso se torna o tema de uma música, de forma um pouco irônica, e certamente não se aplica apenas a mim. Isso pode acontecer com um bailarino, um cantor de ópera ou um ator no meio de uma peça shakespeariana. Acontece com todos nós. Estamos no controle, mas, de certa forma, também somos controlados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"E talvez, de um jeito meio sadomasoquista, nós - ou pelo menos alguns de nós - até gostemos disso", teoriza. "Talvez gostem da sensação de ter que trabalhar dentro das expectativas do público e sintam a necessidade de satisfazê-las, especialmente em grandes produções mais populares. Provavelmente, eles ficam um pouco irritados se a plateia não está pulando, balançando os braços no ar, tirando selfies e fazendo outras coisas do tipo. Eles podem até sentir que estão sendo ignorados de alguma forma ou que o público não está reagindo. Mas, desde 1969, quando comecei a tocar em teatros no Reino Unido, adotei uma abordagem diferente.

Ian então explica como ele gostaria que fossem as coisas: "Prefiro um silêncio respeitoso e relativo até o final da música. Aí sim, é hora de aplaudir. Algumas pessoas podem ter dificuldade em entender isso ou simplesmente não gostarem, mas é assim que eu sempre fui. E da mesma forma, nas raras ocasiões em que vou a um show, eu não vou começar a assobiar, gritar e pedir músicas que quero ouvir. Ou vaiar. Qual é o sentido disso? Se for assim, é melhor simplesmente sair do local e ir direto para o bar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Robinson, por sua vez, comentou que muitas de suas experiências recentes em shows foram "completamente arruinadas pelo mar de iPhones que se levantam no ar assim que o show começa", e Anderson emendou: "A primeira vez que vi isso, me veio à mente um flashback de quando toquei em um anfiteatro de concreto no meio do mato, no que era a antiga Alemanha Oriental, um lugar que havia sido construído para comícios nazistas. E eu pensei que devia ser algo parecido com aquilo. De repente, um mar de braços se ergue no ar e você percebe que há celulares na ponta deles."

Anderson reitera que eles vem tentando tornar as coisas mais próximas do que gostaria: "Mas, há alguns anos, temos feito anúncios educados pedindo que as pessoas evitem o uso de câmeras e iPhones até o encore, e consigo uma taxa de adesão de cerca de 95%, o que me deixa grato. Às vezes chega a 100%. No Brasil, foi cerca de 50%. Então, mesmo com a tradução para outros idiomas e tentando abordar a questão de forma mais leve, sem parecer uma imposição, a maioria das pessoas respeita. Normalmente, até aplaudem quando escutam minha voz pedindo isso, porque muitas pessoas se sentem da mesma forma. Elas não pagaram um bom dinheiro para ver um show só para ter que olhar para a tela do celular da pessoa à sua frente."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele então finaliza essa parte contando uma experiência pessoal: "Uma vez, fui a um show e fui embora antes do final, acho que depois da quarta música, porque simplesmente não conseguia suportar o que estava acontecendo. Foi constrangedor, pois eu havia ganhado os ingressos do próprio artista que estava se apresentando, mas eu não conseguia ficar sentado ali assistindo aquelas pequenas figuras na tela, sem poder ver o que realmente estava acontecendo no palco por causa de todos aqueles braços levantados. Então, sim, acho isso particularmente irritante."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS