Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull
Por Bruce William
Postado em 19 de junho de 2024
Já pararam pra pensar como a história do Heavy Metal teria sido completamente diferente caso Tony Iommi tivesse permanecido no Jethro Tull?
Para quem não lembra da história, foi assim: em 1968 o Black Sabbath, que ainda se chamava Earth, era uma das várias bandas que lutavam por um lugar ao sol, sem nenhuma indicação da importância que eles ganhariam ao longo dos anos, e com isso Iommi acabou aceitando um convite para integrar o Jethro Tull, liderado por Ian Anderson, que já estava começando a galgar os degraus da fama e, naquele momento, parecia ser uma banda muito mais promissora.
"Ian Anderson me perguntou se eu estaria interessado em me juntar a eles. Eu conversei com os caras, e disse: 'O que vocês acham que eu devo fazer'. Eles disseram: 'Você deveria ir'", contou Iommi ao Noise11, que aceitou a proposta.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Tony Iommi tocava com qualquer um, e nós meio que conversamos com ele. Ele era um cara muito legal e, quando Mick Abrahams saiu no final de 68, ele estava entre os quatro ou cinco guitarristas que nós... não quero usar a palavra teste. Tony chegou com alguns outros guitarristas [...] a gente se reuniu por umas horas [...] e tocamos algumas coisas. Apresentei algumas ideias novas a eles para ver como reagiam, mas não foi como uma audição formal. [...] Tony foi um daqueles caras", disse Ian Anderson, contando sua versão da história.
Como sabemos, a única participação efetiva de Iommi com o Tull foi no Rock And Roll Circus, realizado pelos Rolling Stones em 1968. "Como estávamos sem guitarrista, Tony acabou ficando na guitarra mas nem tocou de fato, estava dublando, acompanhando a gravação. Eu cantei e toquei ao vivo, mas os outros dublaram", contou Ian.
Iommi, por sua vez, admitiu que estava se sentindo como um peixe fora d'água: "Eu me sentia realmente estranho por não me sentir parte da banda. Eu gostava dos caras, mas me sentia deslocado pois estava entrando em uma banda basicamente já estabelecida, e eu queria ser parte de uma banda assim, mas queria poder conquistar as minhas próprias coisas. Não queria entrar numa banda que já estivesse indo bem e ser apenas o guitarrista. Queria estar numa banda onde todos trabalhassem juntos e todos fossem a banda. Não queria ser o guitarrista do Jethro Tull meio que como se fosse um músico contratado, queria fazer parte de uma equipe".
Geezer Butler acompanhou Tony em sua empreitada, e ele deu a sua versão da história em conversa com a rádio Q104.3 com transcrição feita pelo Ultimate-Guitar: "Éramos uma banda de blues na época, e fizemos um show de abertura para eles em Birmingham. E enquanto Tony estava fazendo seu solo de guitarra, vimos Ian Anderson entrar devagar no show, parar bem na frente de Tony, e ele estava simplesmente hipnotizado".
O baixista recorda que aquilo deixou a banda preocupada: "Não estávamos fazendo nada na época. E depois, quando estávamos no furgão, voltando para casa, Tony disse, 'Ian Anderson me pediu para me juntar ao Jethro Tull'. Dissemos: 'Não temos nada, você pode ir tranquilo'. Eu fui para Londres com ele porque ele precisava de companhia. E depois de uma semana, ele disse, 'Não quero me juntar ao Jethro Tull'".
Então Butler quis saber de Iommi por qual motivo ele tomou aquela decisão: "Por quê? Você está recebendo um salário adequado, vai para a América no final do mês. Por que você não quer fazer isso?", perguntou. E Iommi respondeu: "'Porque Ian me disse o que eu tenho que tocar, e ninguém me diz o que tocar'. E foi isso", explicou Geezer, entre risos.
O próprio Ian sabe que foi melhor assim: "Foi literalmente alguém que conhecemos e era um cara legal, mas que não era adequado para o Jethro Tull. Ele sabia disso e eu sabia disso[...] Tenho certeza de que para Tony a melhor coisa que ele fez foi não ter entrado para o Jethro Tull; se não ele não teria desfrutado da posição que alcançou com o Black Sabbath. De muitas formas, Tony virou o protótipo, o inventor dos riffs de heavy metal".
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
Clemente quebra silêncio, conta tudo o que e rolou e detalha atual estado de saúde
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Deep Purple lançará seu próximo disco em junho, afirma Ian Gillan
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi

Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Os impressionantes detalhes de todas as doenças e internações na reta final de Ozzy
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull


