Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull
Por Bruce William
Postado em 19 de junho de 2024
Já pararam pra pensar como a história do Heavy Metal teria sido completamente diferente caso Tony Iommi tivesse permanecido no Jethro Tull?
Para quem não lembra da história, foi assim: em 1968 o Black Sabbath, que ainda se chamava Earth, era uma das várias bandas que lutavam por um lugar ao sol, sem nenhuma indicação da importância que eles ganhariam ao longo dos anos, e com isso Iommi acabou aceitando um convite para integrar o Jethro Tull, liderado por Ian Anderson, que já estava começando a galgar os degraus da fama e, naquele momento, parecia ser uma banda muito mais promissora.
"Ian Anderson me perguntou se eu estaria interessado em me juntar a eles. Eu conversei com os caras, e disse: 'O que vocês acham que eu devo fazer'. Eles disseram: 'Você deveria ir'", contou Iommi ao Noise11, que aceitou a proposta.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Tony Iommi tocava com qualquer um, e nós meio que conversamos com ele. Ele era um cara muito legal e, quando Mick Abrahams saiu no final de 68, ele estava entre os quatro ou cinco guitarristas que nós... não quero usar a palavra teste. Tony chegou com alguns outros guitarristas [...] a gente se reuniu por umas horas [...] e tocamos algumas coisas. Apresentei algumas ideias novas a eles para ver como reagiam, mas não foi como uma audição formal. [...] Tony foi um daqueles caras", disse Ian Anderson, contando sua versão da história.
Como sabemos, a única participação efetiva de Iommi com o Tull foi no Rock And Roll Circus, realizado pelos Rolling Stones em 1968. "Como estávamos sem guitarrista, Tony acabou ficando na guitarra mas nem tocou de fato, estava dublando, acompanhando a gravação. Eu cantei e toquei ao vivo, mas os outros dublaram", contou Ian.
Iommi, por sua vez, admitiu que estava se sentindo como um peixe fora d'água: "Eu me sentia realmente estranho por não me sentir parte da banda. Eu gostava dos caras, mas me sentia deslocado pois estava entrando em uma banda basicamente já estabelecida, e eu queria ser parte de uma banda assim, mas queria poder conquistar as minhas próprias coisas. Não queria entrar numa banda que já estivesse indo bem e ser apenas o guitarrista. Queria estar numa banda onde todos trabalhassem juntos e todos fossem a banda. Não queria ser o guitarrista do Jethro Tull meio que como se fosse um músico contratado, queria fazer parte de uma equipe".
Geezer Butler acompanhou Tony em sua empreitada, e ele deu a sua versão da história em conversa com a rádio Q104.3 com transcrição feita pelo Ultimate-Guitar: "Éramos uma banda de blues na época, e fizemos um show de abertura para eles em Birmingham. E enquanto Tony estava fazendo seu solo de guitarra, vimos Ian Anderson entrar devagar no show, parar bem na frente de Tony, e ele estava simplesmente hipnotizado".
O baixista recorda que aquilo deixou a banda preocupada: "Não estávamos fazendo nada na época. E depois, quando estávamos no furgão, voltando para casa, Tony disse, 'Ian Anderson me pediu para me juntar ao Jethro Tull'. Dissemos: 'Não temos nada, você pode ir tranquilo'. Eu fui para Londres com ele porque ele precisava de companhia. E depois de uma semana, ele disse, 'Não quero me juntar ao Jethro Tull'".
Então Butler quis saber de Iommi por qual motivo ele tomou aquela decisão: "Por quê? Você está recebendo um salário adequado, vai para a América no final do mês. Por que você não quer fazer isso?", perguntou. E Iommi respondeu: "'Porque Ian me disse o que eu tenho que tocar, e ninguém me diz o que tocar'. E foi isso", explicou Geezer, entre risos.
O próprio Ian sabe que foi melhor assim: "Foi literalmente alguém que conhecemos e era um cara legal, mas que não era adequado para o Jethro Tull. Ele sabia disso e eu sabia disso[...] Tenho certeza de que para Tony a melhor coisa que ele fez foi não ter entrado para o Jethro Tull; se não ele não teria desfrutado da posição que alcançou com o Black Sabbath. De muitas formas, Tony virou o protótipo, o inventor dos riffs de heavy metal".
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Os dois guitarristas que Eddie Van Halen admitiu nunca conseguir igualar
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
O clássico do rock que Geddy Lee "fracassou miseravelmente" tentando tocar
Paulo Ricardo comenta o que é ter muita grana e admite: "Não estou nesse patamar"

Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull


