A única vez que Jimmy Page chegou ao topo das paradas - não foi com o Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 08 de fevereiro de 2025
O Led Zeppelin está na mais alta das prateleiras do rock britânico, ao lado dos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Queen e Black Sabbath. Mesmo assim, ao contrário desses nomes citados, Jimmy Page e companhia jamais tiveram um single no topo das paradas de sucesso do Reino Unido ou dos Estados Unidos.
Não que as músicas deles não tivessem sido populares o bastante para isso. O motivo era que eles, indo na contramão das outras bandas da época, não ligavam para o mercado de singles. O foco da banda era nos álbuns, concebidos e lapidados pelo produtor Jimmy Page como jóias, e em suas arrasadoras apresentações ao vivo. Música avulsa não fazia jus à banda.
Um hit como "Stairway to Heaven", que com certeza chegaria ao topo, nem sequer foi lançado como single. E, por incrível que pareça, músicas como "Whole Lotta Love" e "Immigrant Song" até foram, mas não chegaram ao topo — em muito pela falta de esforço da banda na promoção.

Conforme publicado pela Far Out Magazine, ironicamente, a única vez que Jimmy Page chegou ao topo das paradas com um single não foi com o Led Zeppelin e sim como guitarrista de estúdio. Mais especificamente com um cover de Beatles feito pelo cantor Joe Cocker, "With a Little Help From My Friends" em 1968.
O próprio John Lennon reconheceu a versão de Cocker não só superior à dos Beatles como disse que ela era o que a versão original deveria ter sido.
A versão de Cocker chegou ao topo das paradas na segunda semana de novembro de 1968. Na época Jimmy Page até já tinha formado o Led Zeppelin. Afinal de contas, ele já tinha tocado com Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham (como The New Yardbirds) na Escandinávia no começo de setembro, e ainda no final daquele mesmo mês eles entraram em estúdio para gravar seu álbum de estreia.
Quem é da minha idade (que ninguém precisa saber) certamente conheceu essa música na introdução do seriado Anos Incríveis — da mesma forma que conheceu "Tom Sawyer" no McGuyver:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A banda de metal da nova geração que fez Gastão Moreira se lembrar do Backstreet Boys
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
Como foram os shows do Faith No More com Courtney Love nos vocais, segundo o baixista Bill Gould
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
A música que Eric Clapton mais sofre para apresentar ao vivo; "é quase impossível tocar"
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos


Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A música do Led que John Paul Jones penou para tocar; "o riff mais difícil que eu escrevi
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
O baixista que John Paul Jones diz ser "perfeito"; "ele sempre foi muito bom"
O músico que recusou convite para o Led Zeppelin, mas entrou em outra banda ainda maior


