A única vez que Jimmy Page chegou ao topo das paradas - não foi com o Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 08 de fevereiro de 2025
O Led Zeppelin está na mais alta das prateleiras do rock britânico, ao lado dos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Queen e Black Sabbath. Mesmo assim, ao contrário desses nomes citados, Jimmy Page e companhia jamais tiveram um single no topo das paradas de sucesso do Reino Unido ou dos Estados Unidos.
Não que as músicas deles não tivessem sido populares o bastante para isso. O motivo era que eles, indo na contramão das outras bandas da época, não ligavam para o mercado de singles. O foco da banda era nos álbuns, concebidos e lapidados pelo produtor Jimmy Page como jóias, e em suas arrasadoras apresentações ao vivo. Música avulsa não fazia jus à banda.
Um hit como "Stairway to Heaven", que com certeza chegaria ao topo, nem sequer foi lançado como single. E, por incrível que pareça, músicas como "Whole Lotta Love" e "Immigrant Song" até foram, mas não chegaram ao topo — em muito pela falta de esforço da banda na promoção.

Conforme publicado pela Far Out Magazine, ironicamente, a única vez que Jimmy Page chegou ao topo das paradas com um single não foi com o Led Zeppelin e sim como guitarrista de estúdio. Mais especificamente com um cover de Beatles feito pelo cantor Joe Cocker, "With a Little Help From My Friends" em 1968.
O próprio John Lennon reconheceu a versão de Cocker não só superior à dos Beatles como disse que ela era o que a versão original deveria ter sido.
A versão de Cocker chegou ao topo das paradas na segunda semana de novembro de 1968. Na época Jimmy Page até já tinha formado o Led Zeppelin. Afinal de contas, ele já tinha tocado com Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham (como The New Yardbirds) na Escandinávia no começo de setembro, e ainda no final daquele mesmo mês eles entraram em estúdio para gravar seu álbum de estreia.
Quem é da minha idade (que ninguém precisa saber) certamente conheceu essa música na introdução do seriado Anos Incríveis — da mesma forma que conheceu "Tom Sawyer" no McGuyver:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"

Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
O melhor riff de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
A canção constrangedora que o Led Zeppelin não faria nos dias de hoje; "Tenho pena delas"
Jimmy Page elege o melhor álbum que ele fez desde o fim das atividades do Led Zeppelin
O lendário guitarrista que Jimmy Page considera como seu igual: "Paralelo a mim"
Como "uma das maiores bandas de heavy metal" serviu de base para o Queen, segundo Freddie
Led Zeppelin e o Mud Shark
O cover do Led Zeppelin que Frank Zappa fez para humilhar a banda


