O clássico do Judas Priest que não fez sucesso quando lançado, segundo K.K. Downing
Por João Renato Alves
Postado em 20 de março de 2025
Para muitos fãs, o álbum "Painkiller" (1990) representa uma redenção do Judas Priest após uma sequência de trabalhos irregulares. No entanto, ao contrário do que se imagina, o disco não teve a repercussão positiva refletida nas vendas, apresentando um decréscimo aos controversos antecessores.
Judas Priest - Mais Novidades
Em entrevista ao BraveWords, o ex-guitarrista do grupo K.K. Downing relembrou o cenário da época. Ele contou: "As pessoas não se dão conta, mas ele não fez o sucesso que imaginávamos logo de cara. Acredito que ele representou uma mudança muito radical juntos aos fãs mais tradicionais do Priest. Ia de encontro com um lado mais pesado do metal."
A própria turnê de divulgação, apesar de momentos grandiosos como o Rock in Rio II no Brasil, mostrou à banda que os tempos estavam mudando. "Tocávamos em clubes pequenos. Levamos o Pantera junto e ninguém os conhecia ainda. Era, claramente, um período de transição, com uma nova geração chegando."
No entanto, com o passar do tempo, "Painkiller" foi ganhando o reconhecimento que possui atualmente. "Acho que hoje ele nem é mais considerado tão extremo em comparação ao que há por aí. Com o tempo, passou a ser considerado um pioneiro. Sempre digo que quando você grava um álbum há grandes chances de ele sair um pouco atrasado ou um pouco cedo. Acho que a única vez que acertamos o timing de verdade foi com ‘British Steel’ em 1980."
"Painkiller" marcou a estreia do baterista Scott Travis e a despedida do vocalista Rob Halford, que retornaria ao Judas Priest na década seguinte. A produção ficou a cargo de Chris Tsangarides, que havia sido engenheiro de som em "Sad Wings Of Destiny" (1976). Desde "Killing Machine/Hell Bent For Leather" (1978), o grupo trabalhava exclusivamente com Tom Allom.
O disco vendeu cerca de 2 milhões de cópias, ganhando discos de ouro nos Estados Unidos e Canadá. A turnê marcou a primeira passagem do Judas Priest pelo Brasil, tocando na já mencionada segunda edição do Rock In Rio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical

Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
A reclamação que deu origem ao título de um dos grandes clássicos do heavy metal
O álbum de metal dos anos 80 que Ozzy Osbourne achava que todos deveriam ouvir
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Para Rob Halford, cantar com o Black Sabbath foi como realizar um sonho
Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal
A opinião de Rob Halford sobre o Slayer e "Angel Of Death"


