Bruce Dickinson: "Olhei para Paul Di'Anno e pensei que deveria estar lá!"
Por Igor Soares
Fonte: Iron Maiden Blog Flight 666
Postado em 09 de março de 2010
Embora o Heavy Metal seja quase sempre negligenciado enquanto movimento cultural, e tratado com deboche pela grande mídia, a BBC parece caminhar no sentido contrário, e fez uma bela homenagem ao estilo com o documentário "Heavy Metal Britannia", exibido em março de 2010.
Iron Maiden - Mais Novidades
Narrado por Nigel Planer e com depoimentos de Bruce Dickinson (IRON MAIDEN), Tony Iommi (BLACK SABBATH), Rob Halford e Glenn Tipton (JUDAS PRIEST), Ian Gillan e Jon Lord (DEEP PURPLE) Lemmy Kilmister (MOTÖRHEAD) entre outros músicos, o documentário mostrou o movimento desde suas raízes no norte industrializado da Inglaterra do início da década de 1970 até os seus excessos na década de 1980 em grandes turnês pela América.
O documentário mostra como um novo gênero musical nasceu da opressão da classe trabalhadora britânica da década de 1970, e como a Inglaterra era um lugar deprimente naquela época, o que de certa forma, criou uma atmosfera favorável para que os fãs encontrassem uma espécie de "válvula de escape" na música de bandas como o BLACK SABBATH e muitas outras. Além é claro de ter representado uma alternativa para todos aqueles que não viam graça nenhuma no movimento Hippie em evidência naquele momento.
Bruce Dickinson falou sobre como foi ver o IRON MAIDEN pela primeira vez, com Paul Di'anno nos vocais: "Uau!... aquilo foi como ser atropelado por um caminhão! A musicalidade era fantástica, os guitarristas foram surpreendentes. Eu olhei para o vocalista, e pensei que deveria estar lá!"
Bruce estaria lá pouco tempo depois, e finalmente o heavy metal britânico teria um rosto, um nome e um número: 666! O vocalista fala sobre como foi o seu começo no IRON MAIDEN: "Nós éramos o número 1 em Deus sabe lá quantos países ao redor do mundo. Era fantástico, fomos para a América duas vezes, para o Japão e percorremos toda a Europa. Realizei todos os meus sonhos em um ano. Eu estava um pouco deprimido, para ser honesto. Porque eu pensei, O que eu faço agora?... suponho que o mesmo outra vez no próximo ano, mas maior!"
E o IRON MAIDEN fez exatamente isso, ficou cada vez maior, muito além de todos os sonhos dos seus ingênuos criadores.
Embora o documentário não acrescente nada de novo para os fãs, ele é com certeza uma obra interessante do ponto de vista histórico e um registro divertido e sincero dos primórdios do Heavy Metal na Grã-Bretanha. O engraçado é que quase sempre parece ser difícil resistir a estes documentários musicais da BBC, é algo como comprar revistas de música para ler artigos sobre o mesmo tema centenas de vezes.
Apesar de já sabermos o que será dito, programas assim alimentam mais ainda o nosso fascínio com o universo do Heavy Metal. As histórias de bandas como BLACK SABBATH, DEEP PURPLE, MOTÖRHEAD, IRON MAIDEN, JUDAS PRIEST e tantas outras, são com certeza "as maiores histórias jamais contadas e recontadas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
O baterista do prog que Neil Peart admirava profundamente
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Músicos do Mastodon são processados por uso da imagem de Brent Hinds
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker

As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
A única música do Iron Maiden com créditos de compositor a Nicko McBrain


