O álbum do Black Sabbath em que o produtor tentou fazer a banda "soar como o Nirvana"
Por André Garcia
Postado em 13 de março de 2025
O Black Sabbath é uma das pouquíssimas bandas cujo poder de influência sobre as demais pode ser comparado ao dos Beatles. Quando o assunto é rock pesado e metal, a influência do Sabbath é unânime. Até mesmo gêneros como o stoner rock, punk rock e grunge foram muito influenciados pelos primeiros discos deles.
Kurt Cobain não escondia a admiração que tinha pelo Sabbath. O que ele infelizmente não chegou a saber foi que o Nirvana acabou influenciando um álbum do Black Sabbath. Mais especificamente o "Forbidden" (1995), lançado um ano após sua morte. Infelizmente se trata de um dos trabalhos menos bem-quistos de sua discografia por conta da controversa produção de Ernie C, na época famoso pela banda Body Count com sua mistura de rap e rock pesado.

Conforme publicado pela Alternative Nation, em entrevista para o The OG Mike Show, Ernie relembrou como foi produzir o "Forbidden":
"Em primeiro lugar, [o Black Sabbath] não queria que eu produzisse o disco — a escolha não foi deles. Miles Copeland, que dirigia a gravadora, foi quem quis que eu produzisse. Eu entrei como o cara da gravadora [risos]! Por mais absurdo que isso pudesse parecer para mim. Tony [Iommi] foi muito legal comigo, um verdadeiro gentleman inglês."
Em seguida, ele revelou como o Nirvana acabou influenciando (pena que negativamente) o disco:
"Eu estava tentando secar o som da banda. [Naquela época o som deles ainda] tinha muito eco, aquele som grandioso dos anos 80. Eu queria deixar o som deles mais seco, para soar mais como o Nirvana. Não tentei fazer eles soarem como o Nirvana, só queria deixar com menos eco. [Só que] eles não queriam mudar…"
E foi nessa do produtor querer uma coisa e a banda querer outra que quem pagou o preço foi a sonoridade do álbum.
Iommi na época já se aproximava dos 50 anos de idade, e não estava mais disposto a ser espremido até a exaustão no estúdio. Portanto, ele estabeleceu para si mesmo um horário de expediente e era inflexível quanto a isso:
"Eram 20 horas, e eu disse 'Vamos gravar outro take', e Tony respondeu 'Ah, não. Já são 20 horas, vou para casa jantar. Vejo você amanhã às 11'. […] Ele dizia: 'Tudo que eu poderia tocar hoje, posso tocar amanhã. Prefiro dormir um pouco e tocar amanhã'."
"[Teve uma vez que] Tony estava fazendo um solo de guitarra, aí entraram Jeff Beck e Brian May, juntos [no estúdio]. Tony me perguntou 'Ernie, o que você achou desse [solo]?' E eu respondi 'O que eu achei? Pergunta Jeff Beck e Brian May [risos]!'"
Assim como os álbuns de estreia do Queen e o Judas Priest, "Forbidden" é um desses discos cuja sonoridade desagradava à banda, e que foi relançado recentemente remixado para soar como ela gostaria que tivesse soado desde o começo. No caso de "Forbidden", Tony Iommi cuidou da remixagem ele mesmo:
"Não gostamos do que Ernie tinha feito [na produção do disco]. Ernie faz o que faz com Ice T [no Body Count], o que é ótimo, e nós o respeitamos, mas não funcionou para nós."
"Quando o ouvimos [o resultado final], ele simplesmente não soa bem. Tem coisas que [foram gravadas, mas que] não entraram no disco… Mas agora não dá para fazer muita coisa em relação a isso, não dá para simplesmente sair regravando tudo. Então, tivemos que manter como era, e tentar aprimorar a sonoridade"
Se você sempre deixou o "Forbidden" de lado pelo fato de que nem mesmo o próprio Tony Iommi gostava, vale a pena dar uma chance à nova versão. Agora ele está soando mais próximo aos melhores trabalhos do Black Sabbath pós-"Mob Rules", como o seu antecessor, "Dehumanizer" (1992).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
O cover do Guns N' Roses que Slash odeia: "Não poderia ter ficado mais desapontado"
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
A canção de Jimi Hendrix que Brian May se recusou a regravar
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
A inesperada inspiração dos anos 1980 por trás da bateria de Dave Grohl em "Nevermind"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
A música do Nirvana que até hoje faz a filha de Kurt Cobain chorar
Alice Cooper canta versão de "Smells Like Teen Spirit", clássico do Nirvana; confira vídeo
As 10 melhores músicas do Nirvana de todos os tempos, segundo André Barcinski
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
O nobre motivo pelo qual Kurt Cobain mentia sobre o fato de usar drogas


