O membro the The Doors que odiava o uso de distorção na guitarra: "Não cabe na música"
Por André Garcia
Postado em 05 de março de 2025
O The Doors influenciou muito a gigantes do rock pesado como Alice Cooper, Ramones e Iggy Pop. Curiosamente, há um certo membro do The Doors que não gostava nem um pouco do som da guitarra distorcida: o tecladista Ray Manzarek.
Quem contou essa história foi Billy Zoom, guitarrista e fundador da banda punk X.
Doors - Mais Novidades
X é uma banda formada com a proposta de misturar o punk dos Ramones com o rockabilly roqueiro de Eddie Cochran. A produção de seus discos surpreendentemente ficaram a cargo de Ray Manzarek — cujas diferenças musicais deram a seu som um toque diferente.
O problema é que chegou um momento em que essas diferenças começaram a comprometer o som da banda.
Em entrevista para a Guitar World Billy Zoom relembrou o terceiro álbum da banda, "Under the Big Black Sun (1982), o primeiro lançado por uma grande gravadora.
"'Dancing with Tears [In My Eyes] era uma música que só existia na minha cabeça. Infelizmente, a maior [do que eu tinha na minha cabeça] ficou só lá mesmo. O que eu queria era uma guitarra base distorcida tocando power chords no estilo dos Ramones, mas com aquela guitarra principal de notas duplas, limpa e cheia de efeitos flutuando sobre ela. O problema era que — e essa era uma questão recorrente que surgia com frequência no estúdio — o [produtor] Ray Manzarek odiava o som de acordes numa guitarra distorcida."
"Ele simplesmente achava que aquilo não cabe na música. Então, eu tocava [com distorção na guitarra] e Ray ficava mexendo nos botões para tentar consertar o som. No final das contas, a guitarra base até está lá, só que não dá para você ouvir ou saber o que ela está fazendo lá.
Confira abaixo como ficou a guitarra distorcida de Billy Zoom em "Dancing With Tears In My Eyes] após a intervenção de Ray Manzarek:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
A marcante música dos Doors que começou folk, ganhou sotaque latino e virou criação coletiva
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
"Estúpidos de doer"; a adorada banda que, para Lou Reed, concentrava tudo que ele odiava
O solo de guitarra que está em uma música do The Doors, do Kiss e do Pearl Jam


