O membro the The Doors que odiava o uso de distorção na guitarra: "Não cabe na música"
Por André Garcia
Postado em 05 de março de 2025
O The Doors influenciou muito a gigantes do rock pesado como Alice Cooper, Ramones e Iggy Pop. Curiosamente, há um certo membro do The Doors que não gostava nem um pouco do som da guitarra distorcida: o tecladista Ray Manzarek.
Quem contou essa história foi Billy Zoom, guitarrista e fundador da banda punk X.
Doors - Mais Novidades
X é uma banda formada com a proposta de misturar o punk dos Ramones com o rockabilly roqueiro de Eddie Cochran. A produção de seus discos surpreendentemente ficaram a cargo de Ray Manzarek — cujas diferenças musicais deram a seu som um toque diferente.
O problema é que chegou um momento em que essas diferenças começaram a comprometer o som da banda.
Em entrevista para a Guitar World Billy Zoom relembrou o terceiro álbum da banda, "Under the Big Black Sun (1982), o primeiro lançado por uma grande gravadora.
"'Dancing with Tears [In My Eyes] era uma música que só existia na minha cabeça. Infelizmente, a maior [do que eu tinha na minha cabeça] ficou só lá mesmo. O que eu queria era uma guitarra base distorcida tocando power chords no estilo dos Ramones, mas com aquela guitarra principal de notas duplas, limpa e cheia de efeitos flutuando sobre ela. O problema era que — e essa era uma questão recorrente que surgia com frequência no estúdio — o [produtor] Ray Manzarek odiava o som de acordes numa guitarra distorcida."
"Ele simplesmente achava que aquilo não cabe na música. Então, eu tocava [com distorção na guitarra] e Ray ficava mexendo nos botões para tentar consertar o som. No final das contas, a guitarra base até está lá, só que não dá para você ouvir ou saber o que ela está fazendo lá.
Confira abaixo como ficou a guitarra distorcida de Billy Zoom em "Dancing With Tears In My Eyes] após a intervenção de Ray Manzarek:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
O disco rejeitado nos anos 90 que anunciava, sem fazer alarde, o futuro da música
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder

Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
A canção do Doors que nasceu no fim de uma relação, virou pesadelo no palco e foi pra guerra
A música do The Doors que dava sono em Paul Gilbert: "isso era chato pra mim"
O melhor álbum do The Doors de todos os tempos, segundo Alice Cooper
A época em que Regis Tadeu ganhava a vida fazendo covers de The Doors e Lou Reed
Jim Morrison: aparecendo como fantasma na Virgínia?
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades


