A banda de rock que era tão boa que deveria ter tentado carreira no exterior segundo Dinho
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de abril de 2025
Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda., o vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, revelou sua admiração por uma das bandas mais icônicas do rock brasileiro dos anos 1990: o Raimundos. Para o cantor, o grupo brasiliense tinha potencial não apenas para fazer sucesso no Brasil, como fez, mas também para romper fronteiras e ganhar destaque internacional.
Capital Inicial - Mais Novidades

Ao comentar sobre a mistura de gêneros musicais, Dinho disse que, entre as expressões folclóricas brasileiras, o forró sempre foi seu preferido. "Eu gosto bastante. E eu adorava aquele crossover que o Raimundos fazia. Achei incrível o que eles inventaram", contou. Para ele, a proposta inusitada da banda, que unia o peso do rock com a energia das raízes nordestinas, poderia ter sido um produto de exportação. "Eles deveriam ter tentado, talvez. Era algo tão surpreendente que poderia ter saído do Brasil", analisou.
Dinho lembrou ainda da primeira vez que ouviu o som dos Raimundos, especialmente o impacto causado pelo forte sotaque nordestino e pelas letras irreverentes. "Ninguém se atrevia a cantar com tanto sotaque e com tanto palavrão assim. Foi algo muito autêntico e corajoso", disse.

Palavrões e censura no rock nacional
Durante a conversa, o vocalista foi questionado sobre o uso de palavrões nas músicas da época. Ele ressaltou que, no caso do Capital Inicial, o grupo optou por não utilizá-los em suas composições. No entanto, isso não impediu a banda de enfrentar problemas com a censura.
Dinho relembrou o episódio envolvendo a música "Veraneio Vascaína", uma das faixas mais emblemáticas do álbum de estreia da banda, lançado em 1986. "A gente não usava palavrão, mas mesmo assim tivemos problema com a Justiça por causa da crítica social forte da música", relatou.
Encontro com Alceu Valença
Além da homenagem aos Raimundos, Dinho também compartilhou uma história curiosa envolvendo Alceu Valença. Durante a gravação de um programa de TV, o cantor revelou ter se declarado fã do pernambucano. "Falei: ‘Nossa, Seu Alceu, sou mega fã seu. Ia aos seus shows em Brasília quando era moleque’", contou.

O vocalista do Capital Inicial, no entanto, teve a impressão de que Alceu não o reconheceu. "Acho que ele não fazia ideia de quem eu era. A mulher dele, que acho que era empresária, ficou tentando amenizar: 'Figura, figura, figura'", brincou Dinho, sem esconder a admiração pelo artista.
Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps