Como exílio de Gil e Caetano influenciou diretamente na expulsão de Rita Lee dos Mutantes?
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de abril de 2025
Na entrevista à revista Bizz de julho de 1987, Rita Lee relembrou um momento decisivo da sua trajetória: sua saída dos Mutantes. A artista descreveu como o ambiente na banda se tornou cada vez mais hostil para ela — e revelou que, em parte, isso também foi consequência direta do exílio político de Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Mutantes - Mais Novidades
"Caetano e Gil tinham sido exilados e os Mutantes ficaram órfãos", disse Rita. "Então eles mergulharam dentro da música progressiva e fui convidada a me retirar do grupo." Segundo a cantora, o espaço para o humor e a irreverência — características que marcaram sua presença nos Mutantes — foi se perdendo conforme os rumos artísticos da banda se tornaram mais sérios e herméticos. "Eu gosto de humor, mas não podia mais", desabafou.
O afastamento de Gil e Caetano, figuras centrais do movimento tropicalista, teve efeitos profundos na cena cultural da época. Ambos foram presos após a promulgação do AI-5 e posteriormente exilados, como detalhado em reportagem publicada no portal Terra. A prisão ocorreu por conta de um espetáculo ao lado dos Mutantes na boate Sucata, no Rio, que incluía uma imagem do artista Hélio Oiticica com os dizeres "seja marginal, seja herói". O episódio despertou a atenção da ditadura, que interpretou o ato como subversivo.
Com a saída dos mentores tropicais e o cerco da repressão se intensificando, os Mutantes — antes alinhados com a estética colorida e transgressora do Tropicalismo — se voltaram ao rock progressivo, mais técnico e menos performático. Foi nesse contexto que Rita Lee, com seu estilo escrachado e teatral, passou a destoar do novo perfil do grupo.
"Na época era muito duro, mesmo dentro dos Mutantes", contou. Ela lembra que era tratada como "só um pandeirinho e uma sainha curta para mostrar as pernas". Apesar do talento, enfrentava preconceitos até mesmo dentro do ambiente em que ajudou a revolucionar. "Oh! Diretor! Eu também tenho talento! Deixa eu provar que eu tenho talento!", ironizou na entrevista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
O álbum do Faith No More que inventou o nu metal, segundo guitarrista do Korn
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards


5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
A razão pela qual Sérgio Dias, dos Mutantes, achou muito ruim show do Van Halen


