Como Iron Maiden surgiu em disco do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de abril de 2025
Em entrevista à revista Bizz, publicada em novembro de 1987, Humberto Gessinger explicou como o Iron Maiden acabou citado — e representado — em "A Revolta dos Dândis", segundo álbum do Engenheiros do Hawaii. Longe de uma simples homenagem musical, a banda britânica aparece como símbolo de crítica cultural e provocação política.
"Pintou essa coisa de botar o Maiden acima daquelas pessoas babacas. A racionalidade desses presidentes é muito superficial. No fim são muito mais surreais que um bonequinho de banda de heavy metal", disse Gessinger, ao ser questionado sobre a presença recorrente do nome do Iron Maiden em entrevistas da banda naquela época.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades

A fala se conecta diretamente à contracapa do disco "A Revolta dos Dândis", que traz uma imagem simbólica: o mascote do Iron Maiden, Eddie, aparece ao lado de uma fileira de ex-presidentes do Brasil. Porém, numa linha crescente — que simboliza uma espécie de escala de valor —, figuras culturais como Roberto Carlos, Noel Rosa e Garrincha aparecem acima, apontando para uma hierarquia simbólica onde o mérito é medido pela contribuição à cultura, e não pelo cargo ocupado.
O Eddie, nesse contexto, é representado mais como um personagem da cultura pop do que como mero símbolo do heavy metal. Na visão de Gessinger, ele se aproxima muito mais das figuras culturais do que dos presidentes retratados. "É Gabriel García Márquez, mesmo. Aquela coluna que sobe, numa ascendente, aquilo é o sonho", disse, ao reforçar que o mascote se encaixa nessa dimensão mais imaginativa e criativa, contrastando com o que chamou de "pessoas babacas" e "presidentes superficiais".

O disco, lançado em 1987, marcou uma virada na trajetória dos Engenheiros do Hawaii. Com um tom mais filosófico e reflexivo, "A Revolta dos Dândis" trouxe críticas sociais, referências literárias e provocações visuais. A presença de Eddie na arte gráfica serviu como uma extensão dessas ideias, misturando ironia, cultura pop e posicionamento político.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lendário guitarrista que perdeu parte de um dedo e depois o ofereceu como prêmio aos fãs
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Rod Smallwood desconversa ao ser perguntado sobre planos futuros do Iron Maiden
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"

A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
A música dos Engenheiros que criticou esquerda e direita e virou alvo dos dois lados
Os quatro pecados capitais do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger


