A música do Led Zeppelin que foi uma homenagem - ou uma cópia - de outra do Jeff Beck
Por Bruce William
Postado em 15 de abril de 2025
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
Led Zeppelin é, até hoje, um dos nomes mais celebrados do rock. Mas ser fã da banda também exige lidar com algumas questões delicadas. A mais conhecida delas envolve as inúmeras influências que acabaram entrando em suas músicas sem os devidos créditos - especialmente nos dois primeiros discos.
Led Zeppelin - Mais Novidades
No primeiro álbum, por exemplo, "You Shook Me" e "I Can't Quit You Baby" foram corretamente atribuídas a Willie Dixon. Mas "Babe I'm Gonna Leave You", composta por Anne Bredon nos anos 1950, saiu como "canção tradicional arranjada por Jimmy Page". No segundo disco, a banda foi ainda mais longe: Dixon só recebeu crédito por "Whole Lotta Love" muitos anos depois. E Howlin’ Wolf precisou ser incluído nos créditos de "The Lemon Song" após o lançamento.
Nem mesmo músicos contemporâneos escaparam. Jeff Beck, que tocou com o Yardbirds antes de Page e também lançou o álbum "Truth" em 1968, sentiu isso na pele. O disco solo de estreia de Beck traz uma versão de "You Shook Me" com arranjo muito parecido ao que aparece no "Led Zeppelin I". Embora o álbum de Beck tenha sido lançado dois meses depois, ele sempre insistiu que teve a ideia antes, e que Page se apropriou dela.
Mas há um trecho específico no catálogo do Zeppelin que pode indicar uma espécie de aceno de Page ao antigo colega, aponta a Far Out. O início de "Since I've Been Loving You" (youtube), do terceiro disco da banda, traz uma frase de cinco notas praticamente idêntica à usada por Beck na música "New York City Blues"), da época dos Yardbirds. Os dois guitarristas eram amigos de longa data e chegaram a tocar juntos brevemente na mesma formação.
Quando questionado sobre isso em entrevista ao livro "Luz e sombra: Conversas com Jimmy Page" (Amazon), o guitarrista respondeu com ironia: "Esse é um jeito bem tradicional de começar um blues, não é?". Então fica a dúvida: homenagem entre lendas... ou mais um daqueles "empréstimos criativos"?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire


10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Foto que inspirou a capa do álbum "Led Zeppelin IV" vai a leilão na Inglaterra
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O dia que Jimmy Page quase estragou o solo de "Aqualung" - clássico do Jethro Tull


