O culpado por um dos processos de plágio mais famosos do Led Zeppelin; "Foi um empréstimo"
Por Bruce William
Postado em 13 de janeiro de 2025
O Rock sempre foi construído em cima de ideias reaproveitadas, transformando influências em algo próprio. No entanto, a linha entre inspiração e plágio pode ser tênue, como o Led Zeppelin descobriu ao longo dos anos, especialmente no caso de "Whole Lotta Love", relembrou a Classic Rock.
Em 1985, 16 anos após o lançamento do clássico, Willie Dixon, uma lenda do Blues norte-americano, entrou com um processo contra a banda. O motivo? A forte semelhança melódica e lírica entre "Whole Lotta Love" e sua composição "You Need Love", lançada por Muddy Waters em 1962. Dixon só tomou conhecimento da situação quando sua filha ouviu a música do Zeppelin no rádio e percebeu as semelhanças.
O histórico de "You Need Love" complicava a defesa do Led Zeppelin. A música já havia sido gravada pelos Small Faces, amigos de Robert Plant e Jimmy Page, que frequentemente discutiam sua admiração pela canção. Não havia muito o que contestar, e o caso foi resolvido fora dos tribunais a favor de Dixon. Como Page e Plant descreveram depois, eles praticamente admitiram a culpa ao receberem o processo.
"Robert deveria ter mudado as letras", afirmou Page, colocando a responsabilidade no ex-colega de banda. Já Plant declarou: "O riff era do Page, estava lá antes de qualquer coisa. Eu só pensei: 'Bem, o que vou cantar?' Foi um empréstimo. Agora, felizmente, já pago. Na época, houve muita conversa sobre o que fazer. Decidimos que era algo distante no tempo e na influência... Bem, você só é pego quando faz sucesso. É o jogo."
Embora "You Need Love" tenha sido lançada apenas sete anos antes de "Whole Lotta Love", Willie Dixon finalmente recebeu o crédito e a compensação que lhe eram devidos, encerrando uma das mais notórias histórias de plágio do Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps