Os dois músicos que mais influenciaram Paul McCartney, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de junho de 2025
Reconhecido como um dos maiores compositores do século 20, Paul McCartney também construiu sua reputação como um dos mais inventivos baixistas da história do rock. Em entrevista à Music Radar, resgatada por Arun Starkey, do site Far Out Magazine, o ex-Beatle revelou os nomes que mais influenciaram sua forma de tocar: James Jamerson, da gravadora Motown, e Brian Wilson, dos Beach Boys.
Paul McCartney - Mais Novidades
"Jamerson era tão bom, tão melódico", afirmou McCartney. "E Brian... ele ia para lugares incomuns. Se a banda estava em dó, ele segurava no sol, só para manter tudo suspenso. E foi aí que percebi o poder que o baixo tem dentro da banda."
A admiração de McCartney por Jamerson vem do início da década de 1960. Embora só tenha descoberto o nome do músico muitos anos depois, ele descreve o baixista da Motown como "seu herói". "As linhas sofisticadas e imprevisíveis de Jamerson, tocadas com o mínimo de alarde, mudaram a forma como McCartney via o papel do instrumento", escreveu o jornalista.
Já Brian Wilson, compositor de "God Only Knows" — que McCartney considera sua canção favorita —, foi inspiração por sua abordagem harmônica e pelo domínio do estúdio. "O Brian ficava no controle. Você entende o que é poder de verdade quando mesmo indo na direção oposta da banda, todos precisam se ajustar a você", contou McCartney.
O artista britânico também reconheceu a influência indireta de seu pai, músico amador, que costumava explicar a diferença entre guitarra e contrabaixo enquanto ouvia rádio. Essa base ajudou McCartney a entender a lógica musical desde cedo, o que seria determinante ao assumir o baixo nos Beatles.
"Quando entrei na banda, senti que tinha sido ‘condenado’ ao baixo", disse, rindo. "Mas depois comecei a me orgulhar. Descobri que você estava no comando. Ninguém vai a lugar algum sem o baixo."
Essa percepção levou McCartney a experimentar novas possibilidades. "Pensei: ‘E se eu usar outras notas?’ Sétimas, por exemplo. Ou talvez criar uma melodia que não está em nenhum outro lugar da música", explicou.
Ao buscar caminhos harmônicos alternativos, McCartney ajudou a redefinir o papel do baixo no rock. A partir dos discos finais dos Beatles, seu estilo ficou mais elaborado e independente, o que influenciaria gerações posteriores de músicos. "O que Jamerson e Wilson me ensinaram foi o valor de romper com o previsível", concluiu. "Eles abriram portas que eu nem sabia que existiam."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Alice Cooper confessa que Johnny Depp tremeu no Rock in Rio
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch

Paul McCartney revela seu baixista favorito de todos os tempos — e ele teve um fim triste
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Como pintor Picasso fez Oprah brigar com Paul McCartney por causa de Kanye West
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
O baixista lendário que Paul McCartney nunca quis ser; correr por correr envelhece rápido
Quando John Entwistle tirou Paul McCartney do sério; "seu metido do *$%*!"
Como Paul McCartney deu empurrão para Rush retornar, segundo Geddy Lee
Eddie Vedder diz que tomar soco de Paul McCartney foi "um grande momento"


