Os dois músicos que mais influenciaram Paul McCartney, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de junho de 2025
Reconhecido como um dos maiores compositores do século 20, Paul McCartney também construiu sua reputação como um dos mais inventivos baixistas da história do rock. Em entrevista à Music Radar, resgatada por Arun Starkey, do site Far Out Magazine, o ex-Beatle revelou os nomes que mais influenciaram sua forma de tocar: James Jamerson, da gravadora Motown, e Brian Wilson, dos Beach Boys.
Paul McCartney - Mais Novidades
"Jamerson era tão bom, tão melódico", afirmou McCartney. "E Brian... ele ia para lugares incomuns. Se a banda estava em dó, ele segurava no sol, só para manter tudo suspenso. E foi aí que percebi o poder que o baixo tem dentro da banda."
A admiração de McCartney por Jamerson vem do início da década de 1960. Embora só tenha descoberto o nome do músico muitos anos depois, ele descreve o baixista da Motown como "seu herói". "As linhas sofisticadas e imprevisíveis de Jamerson, tocadas com o mínimo de alarde, mudaram a forma como McCartney via o papel do instrumento", escreveu o jornalista.
Já Brian Wilson, compositor de "God Only Knows" — que McCartney considera sua canção favorita —, foi inspiração por sua abordagem harmônica e pelo domínio do estúdio. "O Brian ficava no controle. Você entende o que é poder de verdade quando mesmo indo na direção oposta da banda, todos precisam se ajustar a você", contou McCartney.
O artista britânico também reconheceu a influência indireta de seu pai, músico amador, que costumava explicar a diferença entre guitarra e contrabaixo enquanto ouvia rádio. Essa base ajudou McCartney a entender a lógica musical desde cedo, o que seria determinante ao assumir o baixo nos Beatles.
"Quando entrei na banda, senti que tinha sido ‘condenado’ ao baixo", disse, rindo. "Mas depois comecei a me orgulhar. Descobri que você estava no comando. Ninguém vai a lugar algum sem o baixo."
Essa percepção levou McCartney a experimentar novas possibilidades. "Pensei: ‘E se eu usar outras notas?’ Sétimas, por exemplo. Ou talvez criar uma melodia que não está em nenhum outro lugar da música", explicou.
Ao buscar caminhos harmônicos alternativos, McCartney ajudou a redefinir o papel do baixo no rock. A partir dos discos finais dos Beatles, seu estilo ficou mais elaborado e independente, o que influenciaria gerações posteriores de músicos. "O que Jamerson e Wilson me ensinaram foi o valor de romper com o previsível", concluiu. "Eles abriram portas que eu nem sabia que existiam."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Os 10 maiores discos de despedida da história do metal, segundo a Louder
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
Após mais de três décadas, vocalista e ex-guitarrista do Saxon fazem as pazes
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título

Paul McCartney revela seu baixista favorito de todos os tempos — e ele teve um fim triste
A cantora que Paul McCartney chamou de "a maior" em um estilo vocal
O grande problema da música de John Lennon que ataca Paul McCartney, segundo o próprio
As 3 razões que levam Regis Tadeu a achar que novo álbum de Paul McCartney será o último
Paul McCartney quer aproveitar gravação de Prince para collab póstuma
Paul McCartney explica por que não tira mais fotos com fãs: "Não sou um macaco"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"


