O hit de Paul McCartney que foi rejeitado quando apresentado aos Beatles
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de novembro de 2023
Ao final da década de 1960, as tensões entre os membros dos Beatles começaram a aumentar, culminando em sua iminente separação em 1970. À medida que os integrantes buscavam diferentes direções criativas, os Fab Four sucumbiram às diferenças artísticas e pessoais, cedendo às pressões de serem a maior banda do mundo.
Paul McCartney - Mais Novidades
Logo, os membros seguiram projetos solo, cada um com diferentes graus de sucesso. Paul McCartney rapidamente se estabeleceu como uma força independente dos demais Beatles, lançando seu álbum solo de estreia, "McCartney", em 1970, embora o projeto lo-fi tenha sido recebido de forma bastante negativa pela crítica. Felizmente, ele se redimiu no ano seguinte com seu primeiro single, 'Another Day', coescrito com sua esposa, Linda McCartney.
A canção foi concluída em Nova York durante as sessões de gravação para "Ram", o bem-sucedido álbum de 1971 do duo marido e mulher. Embora a música não tenha entrado no álbum final, acabou sendo um popular single independente, chegando ao segundo lugar nas paradas de singles do Reino Unido.
No entanto, McCartney já havia trabalhado na música por algum tempo, estreando uma versão inicial durante as sessões de "Let It Be" dos Beatles. Infelizmente para o músico, a canção foi rejeitada pelos outros membros da banda, então ele a guardou para uso pessoal.
Recordando a facilidade de criar a música, McCartney disse ao Club Sandwich (via Far Out): "Eu estava trabalhando em Nova York com Phil Ramone. Linda e eu estávamos nos divertindo muito, trabalhando bastante, e uma das músicas que tínhamos que estava soando bem chamava-se 'Another Day'. Parecia ser a primeira que eu pensei, 'Isso poderia ser um single'. Foi tão simples quanto isso, realmente."
Ao descrever a música, McCartney expressou como ele e Linda queriam criar "nosso som". Ela contribuiu com parte da letra de 'Another Day', além de realizar vocais de apoio. A canção frequentemente foi comparada a um dos maiores sucessos de McCartney com os Beatles, 'Eleanor Rigby', devido à temática que documenta a rotina solitária de uma mulher. Por exemplo, a música se inicia com os versos: "Todo dia, ela toma um banho de manhã, molha o cabelo / Enrola uma toalha ao redor dela enquanto se dirige para a poltrona do quarto."
Após o lançamento da música, ela se envolveu em uma disputa legal entre McCartney e as editoras Northern Songs e Maclen Music, que processaram sem sucesso o músico e sua esposa, alegando que o ex-Beatle havia violado um acordo de direitos exclusivos ao colaborar com Linda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps