A música dos Beatles que fez tanto sucesso que deixou de ser a favorita de McCartney
Por Bruce William
Postado em 21 de abril de 2025
Escolher uma música favorita entre tantas composições não é tarefa fácil para Paul McCartney. Mas ele admitiu que "Yesterday", lançada pelos Beatles em 1965, poderia ocupar esse posto, se não tivesse sido vítima do próprio sucesso. "Acho que Yesterday, se não fosse tão bem-sucedida, talvez fosse minha favorita", declarou o ex-beatle em fala retirada de uma antiga entrevista e publicada na Far Out, deixando claro que a popularidade da canção acabou interferindo em sua relação com ela.


Segundo McCartney, quando uma música vira um sucesso absoluto, isso pode causar certo afastamento do próprio artista. "Você acaba evitando o 'grande hit' que todos querem ouvir", explicou. Apesar da forte conexão pessoal com "Yesterday", que surgiu a ele em sonho e é associada à memória de sua mãe, a pressão de tocar a música repetidas vezes e o fato de ela se tornar obrigatória em qualquer apresentação acabaram desgastando sua relação com a canção.

A música que ocupa o primeiro lugar no ranking pessoal de McCartney é "Here, There and Everywhere", do álbum "Revolver', lançado em 1966. A faixa, mais discreta em termos de sucesso comercial, traz uma carga emocional especial, especialmente por causa da reação de John Lennon ao ouvir a demo. "Lembro que o John disse: 'Sabe, acho que gosto mais dessa do que de qualquer uma das minhas da fita'", contou Paul. "Vindo do John, isso era um baita elogio."
Sem o peso de ter se tornado um fenômeno global como "Yesterday", 'Here, There and Everywhere" conseguiu se manter intacta na memória afetiva de McCartney. A ausência de uma pressão externa permitiu que ele continuasse enxergando a canção com o mesmo carinho de quando a escreveu.

Ao ser pressionado a citar uma favorita, McCartney admitiu: "'Here, There and Everywhere' em primeiro, com 'Yesterday' em segundo lugar". Uma escolha que revela como o sucesso, às vezes, pode ser uma bênção com efeito colateral, especialmente quando vem cedo demais e nunca mais vai embora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps