Ian Anderson diz que Robert Plant quase o substituiu no Jethro Tull
Por João Renato Alves
Postado em 17 de junho de 2025
Você conseguiria imaginar Robert Plant assumindo o lugar de Ian Anderson no Jethro Tull? De acordo com o segundo mencionado, a possibilidade existiu logo no início do grupo. Em entrevista ao Classic Album Review Podcast, repercutida pela Classic Rock, o vocalista e flautista contou a história. Aconteceu através de uma intervenção do bluesman Alexis Korner.
Jethro Tull - Mais Novidades
"Ele levou Plant para um show que fizemos no começo de 1968, apresentou seu protegido e mais ou menos insistiu que Robert pudesse subir e cantar conosco. Lembro de pensar ‘espera aí, tem algo acontecendo’. De repente, estava na situação de ser potencialmente substituído por Robert Plant."
Sem a participação de Anderson, uma jam foi realizada. "Eu não participei. Robert subiu no palco e cantou – acho que ele tocou um pouco de gaita também. Fez o blues padrão que todo mundo sabia tocar e imediatamente você sabia que era uma voz de outro universo. Ele tinha algumas qualidades, não apenas em termos de habilidade vocal, mas também de carisma. Obviamente era alguém que se sairia muito bem, o que Alexis havia notado e estava cultivando."
No entanto, para a sorte do Jethro Tull e do futuro Led Zeppelin, a parceria não aconteceu. "Até onde eu sei, Alexis não fez nenhuma proposta aos outros caras para serem a banda de apoio de Robert, mas não seria inconcebível que ele pudesse ter feito algum barulho para alguns deles."
Ainda em 1968, Plant se juntaria a Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham. Ian Anderson segue até hoje na posição que ocupava, atualmente como único membro original remanescente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
Ian Anderson explica como o consolo "intruso *nal" era usado em shows do Jethro Tull nos anos 80
O dia em que membros do Spin Doctors deixaram Ian Anderson no vácuo: "Me ignoraram"
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
Joe Satriani fala sobre seu amor pelo Jethro Tull em artigo
A opinião nada carinhosa de Ian Anderson sobre uma banda clássica do progressivo setentista
O álbum dos 60s que Ian Anderson acha que é melhor que o "Sgt. Peppers", dos Beatles
Steve Harris: oito músicas que mudaram a vida do baixista do Iron Maiden


