Rafael Bittencourt sabia do potencial de "Holy Land"; "Sabíamos que seria um ótimo álbum"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de março de 2026
Fundado no início dos anos 1990, o Angra é um dos grandes nomes do power metal. A discografia da banda paulistana reúne álbuns que se tornaram clássicos, caso de "Holy Land" (1996).
Sucessor de "Angels Cry" (1993), o disco mescla melodia, agressividade e elementos de música brasileira. Lançado em um momento de afirmação do grupo no cenário internacional, o trabalho se consolidou como um dos títulos mais celebrados da trajetória do Angra.
Angra - Mais Novidades
"Holy Land" foi tema de entrevista que Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, concedeu à revista francesa Xtreme Guitare. O músico foi questionado se, durante as gravações, tinha a percepção de que participava de um trabalho especial.
Em sua resposta, Rafael afirmou que a banda reconhecia o potencial do material. Segundo o guitarrista, o grupo se dedicou ao máximo durante o processo de criação.
"Nunca se pode prever o futuro, mas estávamos cheios de esperança e trabalhamos incansavelmente para que isso acontecesse. Sabíamos que seria um ótimo álbum e que tinha potencial para se tornar um clássico do metal ou do metal progressivo, mas, claro, era impossível saber se seria um sucesso comercial. É sempre difícil saber se o mercado, o público ou a imprensa vão aceitar um álbum. Tudo o que posso dizer é que, de acordo com os nossos padrões, era impossível para nós, naquele momento, fazer melhor ou ir mais longe. Dedicamos tudo o que tínhamos a esse disco."
Para celebrar os 30 anos de "Holy Land", o Angra fará um show especial em Paris. A apresentação contará com a presença do guitarrista Kiko Loureiro. Leia mais detalhes na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco

Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
Andre Matos: ex-guitarrista relembra conversa com maestro; "o Shaman não foi normal"


