Rafael Bittencourt compara morte de Andre Matos à queda de um meteoro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de março de 2026
Andre Matos é um dos grandes ícones da história do metal brasileiro. Ao longo de sua carreira, ele foi vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman, além de ter atuado como artista solo.
Infelizmente, Andre Matos não está mais entre nós. O cantor faleceu no dia 8 de junho de 2019, aos 47 anos de idade.
Angra - Mais Novidades
O falecimento precoce de Andre Matos foi um dos temas abordados em entrevista que Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, concedeu à revista francesa Guitare Xtreme. O músico brasileiro afirmou que ficou devastado com a morte do cantor e compositor, evento que comparou à queda de um meteoro, como aponta sua fala abaixo reproduzida.
"Sua morte me devastou completamente. Sei que essa tragédia afetou muitas pessoas na França e, aqui no Brasil, haverá um evento especial no dia 13 de julho: Angra, Viper e Shaman se reuniram no palco para celebrar o legado de Andre, algo que jamais teria acontecido sem a sua morte. A cena metal brasileira sentiu um vazio enorme… É como se um meteoro tivesse caído, deixando uma cratera gigantesca."
Rafael também comentou que a morte de Andre, de certa forma, contribuiu para que ele se reaproximasse de outros ex-integrantes do Angra. Segundo o guitarrista, a maturidade também desempenhou papel importante nesse processo de reconciliação.
"Isso nos aproximou e me tornei muito amigo dos caras do Viper e do Shaman. Eu me aproximei ainda mais de Luis Mariutti [baixista] e Ricardo Confessori [baterista]. Percebemos como tínhamos sido tolos por não apreciar as coisas simples da vida, os encontros, mesmo quando envolviam alguma tensão. Muitas vezes, essa tensão surgia do fato de que realmente nos importávamos uns com os outros, como em uma família. Também nos aproximamos de Edu Falaschi [vocalista] e Aquiles Priester [baterista], por meio da maturidade, por meio do desejo de vivenciar as coisas com mais leveza, e tudo isso graças ao Andre."
Na mesma entrevista, Rafael Bittencourt elogiou Alírio Netto, vocalista que fará sua estreia pelo Angra no Bangers Open Air. Para mais detalhes, acesse a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
Banda canadense toca em hospital para jovem que sonhava em ir a show de heavy metal
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
O disco do Megadeth que David Ellefson definiu como um "passo para trás"
O álbum do Black Sabbath cujo sucesso surpreendeu Geezer Butler
A pior faixa de "Toxicity", do System of a Down, segundo a Metal Hammer
A morte misteriosa por trás de uma das músicas mais famosas do Nirvana

Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"

Angra revisita "Make Believe" e lança vídeo ao vivo gravado no Porão do Rock
Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O hit da época de Ricardo Confessori que Aquiles Priester só entendeu como toca em 2023
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater


