Os dois clássicos do Angra que Rafael Bittencourt ajudou a escrever, mas não foi creditado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de março de 2026
Segundo disco de estúdio da banda de power metal Angra, "Holy Land" é um dos grandes clássicos do gênero e ajudou a consolidar o grupo paulistano no cenário internacional. Lançado em março de 1996, o trabalho mescla agressividade, melodia, técnica apurada e elementos de música brasileira.
Angra - Mais Novidades
Entre os destaques de "Holy Land" estão "Nothing to Say" e "Silence and Distance". Ambas as faixas contam com contribuições do guitarrista Rafael Bittencourt, embora ele não apareça creditado como autor em nenhuma delas, como relatou durante recente entrevista concedida à revista Guitare Xtreme.
Rafael explicou que participou de trechos específicos das composições citadas. Segundo o guitarrista, na época, a divisão de créditos autorais era tratada de maneira diferente.
"Em 'Nothing to Say', eu não sou creditado, mas escrevi a parte orquestral depois dos solos de guitarra. Claro, o público associa Andre [Matos, vocalista original do Angra] a tudo que é clássico porque ele era um maestro e um excelente tecladista, mas, na realidade, todos nós contribuímos para a música e os arranjos. 'Silence and Distance' surgiu de uma ideia do Ricardo [Confessori, ex-baterista do grupo]. O riff de guitarra veio depois, mas não fui creditado porque, naquela época, essas questões de crédito não eram tratadas como são hoje. Lembro-me de que o trabalho foi muito colaborativo. Cada ideia tinha que ser aprovada pelo grupo, e cada músico dava sua opinião."
O Angra celebrará os 30 anos de "Holy Land" com um show especial, que será realizado em Paris (França), no mês de setembro. Para mais detalhes sobre a apresentação, acesse a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito

Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Rafael Bittencourt sabia do potencial de "Holy Land"; "Sabíamos que seria um ótimo álbum"
Kiko Loureiro não está voltando ao Angra, afirma Rafael Bittencourt
Rafael Bittencourt compara morte de Andre Matos à queda de um meteoro
Rafael Bittencourt diz que estava se reaproximando de Andre Matos antes da morte do vocalista
"Ninguém do Angra precisa de uma reunião para ter dinheiro", afirma Edu Falaschi
Kiko Loureiro conta qual a música mais difícil que ele queria tocar quando era jovem


