Os dois clássicos do Angra que Rafael Bittencourt ajudou a escrever, mas não foi creditado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de março de 2026
Segundo disco de estúdio da banda de power metal Angra, "Holy Land" é um dos grandes clássicos do gênero e ajudou a consolidar o grupo paulistano no cenário internacional. Lançado em março de 1996, o trabalho mescla agressividade, melodia, técnica apurada e elementos de música brasileira.
Angra - Mais Novidades
Entre os destaques de "Holy Land" estão "Nothing to Say" e "Silence and Distance". Ambas as faixas contam com contribuições do guitarrista Rafael Bittencourt, embora ele não apareça creditado como autor em nenhuma delas, como relatou durante recente entrevista concedida à revista Guitare Xtreme.
Rafael explicou que participou de trechos específicos das composições citadas. Segundo o guitarrista, na época, a divisão de créditos autorais era tratada de maneira diferente.
"Em 'Nothing to Say', eu não sou creditado, mas escrevi a parte orquestral depois dos solos de guitarra. Claro, o público associa Andre [Matos, vocalista original do Angra] a tudo que é clássico porque ele era um maestro e um excelente tecladista, mas, na realidade, todos nós contribuímos para a música e os arranjos. 'Silence and Distance' surgiu de uma ideia do Ricardo [Confessori, ex-baterista do grupo]. O riff de guitarra veio depois, mas não fui creditado porque, naquela época, essas questões de crédito não eram tratadas como são hoje. Lembro-me de que o trabalho foi muito colaborativo. Cada ideia tinha que ser aprovada pelo grupo, e cada músico dava sua opinião."
O Angra celebrará os 30 anos de "Holy Land" com um show especial, que será realizado em Paris (França), no mês de setembro. Para mais detalhes sobre a apresentação, acesse a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush

Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A reflexão de um cantor italiano de metal sobre Angra com Fabio Lione e Andre Matos
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori
Produtor que vive nos EUA explica como Angra e Sepultura são percebidos por americanos
Fernanda Lira e Rafael Bittencourt dão a real sobre os haters da internet


