Jairo Guedz discursa na ALMG sobre a criação do Dia do Heavy Metal de Minas Gerais
Por Emanuel Seagal
Postado em 09 de julho de 2025
Jairo Guedz (The Troops of Doom, ex-Sepultura), Geraldo Minelli (Sarcófago) e Cláudio David (Overdose) estiveram nesta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater o Projeto de Lei nº 3.388/2025 que institui o "Dia Estadual do Heavy Metal de Minas Gerais".
Sepultura - Mais Novidades
O projeto institui o dia do heavy metal de Minas Gerais a ser comemorado anualmente no dia 1º de novembro, bem como o reconhecimento do mês de novembro como o mês do heavy metal do estado. Segundo o deputado Professor Cleiton, autor do projeto, a proposta busca "valorizar e promover a cultura do heavy metal no estado, reconhecendo a importância histórica, cultural e social desse gênero musical para Minas Gerais, em especial para Belo Horizonte, cidade que se consolidou como um dos principais polos do heavy metal na América Latina e no mundo."
"É com grande honra e emoção que me apresento nessa casa, não apenas como músico, mas como alguém que viveu intensamente na pele, nas ruas e nos palcos de Belo Horizonte um dos capítulos mais poderosos da história cultural do estado: o nascimento e a consolidação do heavy metal mineiro. Meu nome é Jairo Guedz, guitarrista e um dos fundadores da banda Sepultura. Eu tô aqui hoje acompanhado de um grande amigo, que é o Claudio David, fundador e guitarrista do Overdose, e o Geraldo Minelli, baixista e um dos fundadores da banda Sarcófago. São meus irmãos de estrada e juntos a gente faz parte de uma geração que nos anos 80 e 90 colocou Minas Gerais, e, com orgulho, Belo Horizonte no mapa da música mundial. A partir do som pesado, contestador e revolucionário do heavy metal", disse o ex-guitarrista do Sepultura, dirigindo-se aos participantes da Assembleia.
Ele continuou: "Essa história não é apenas de nós três aqui. Ela pertence ao nosso povo, à juventude da época, às bandas e aos amigos músicos, aos nossos bairros, às garagens onde ensaiávamos, aos becos e bares onde tocávamos, aos selos e gravadoras independentes. Ela pertence a cada muro onde fazíamos fotos para capas de discos que chegaram ao Japão, Alemanha, Estados Unidos e o resto do planeta. Ela é parte viva do nosso patrimônio cultural. O movimento do heavy metal mineiro não foi um simples fenômeno musical, ele foi e continua sendo uma expressão autêntica da juventude mineira, uma resposta artística à repressão, à desigualdade e a vontade de existir e ser ouvido. Foi um movimento independente, criativo e absolutamente influente. É importante a gente pontuar, inclusive, que todas essas bandas nasceram durante o período da ditadura militar no Brasil e a gente passou por algumas sequelas disso.
"Cidades do mundo inteiro têm orgulho e investem em preservar suas raízes musicais. Como o deputado acabou de citar, Liverpool tem os Beatles, Birmingham tem o Black Sabbath, Seattle tem o grunge do Nirvana, Pearl Jam, entre outros. Belo Horizonte tem o metal extremo. Esse legado precisa ser cuidado, celebrado e transformado em política pública."
A proposta abrange também a criação de um museu virtual do heavy metal, e o reconhecimento oficial de pontos icônicos da cena, como muros, lojas de discos, estúdios, bares e casas de shows que marcaram aquela época, além de roteiros turísticos, palestras, exposições e eventos que promovam o turismo cultural no estado.
Em outro momento da reunião foi exibido um trecho de uma live do Ibagenscast com o guitarrista Bill Hudson (Circle II Circle, Doro, Northtale, I Am Morbid) onde ele comenta sobre a popularidade de Belo Horizonte com fãs e músicos do metal fora do Brasil. "Aparentemente é (a capital do metal extremo) do mundo, pois eu ouço falar de Belo Horizonte, na República Tcheca, na Alemanha, em todo lugar, menos no Brasil."
Segundo matéria do Vitrola News, o projeto aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Cultura, antes de ser votado em 1º turno no Plenário da AMLG. Em um post em suas redes sociais, o deputado Professor Cleiton informou: "Nossa audiência já deu outros frutos, através dela criamos o PL que institui a presença de uma banda nacional, de preferência mineira, na apresentação de shows internacionais! Uma justa celebração àqueles que fazem o solo mineiro vibrar — e reverberar por todo o mundo!"
A reunião pode ser conferida na íntegra no canal da Assembleia de Minas Gerais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar

Max Cavalera reflete sobre as dificuldades que bandas iniciantes enfrentam
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Fotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do Sepultura
A inesperada parceria de Andreas Kisser que fez Igor Cavalera ligar para o guitarrista


