A melhor coisa que aconteceu ao metal foi o thrash, segundo Max Cavalera
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de dezembro de 2025
O punk exerceu papel fundamental na formação de alguns dos principais movimentos da música pesada. A energia, a simplicidade e a postura confrontacional do estilo influenciaram diretamente o surgimento do thrash, que redefiniu os limites do heavy metal a partir dos anos 1980.
Entre os músicos profundamente impactados pelo punk rock - e também pelo hardcore - está Max Cavalera, guitarrista e vocalista do Soulfly. Durante entrevista concedida ao site Songfacts, o músico brasileiro relembrou como o contato com esses estilos antecedeu sua imersão definitiva no metal e ajudou a moldar a identidade sonora que mais tarde seria desenvolvida no Sepultura, grupo que fundou ao lado do irmão, o baterista Iggor.

"O primeiro punk que a gente ouviu foi europeu, na verdade. Discharge, GBH, The Exploited. Aí a gente descobriu as bandas americanas (...). Bad Brains e Dead Kennedys eram provavelmente as minhas duas favoritas. E aí, claro, veio o hardcore de Nova York, que me deixou de boca aberta. Eu sempre curti Cro-Mags, Sick of it All, Agnostic Front, Warzone, Mucky Pup.
Uma combinação de tudo isso estava influenciando o Sepultura. O Sepultura tinha um pouco de tudo isso, então foi realmente ótimo misturar metal e punk."
Na sequência, Max destacou o thrash como o ponto em que essa fusão atingiu seu ápice. Para ele, a incorporação da atitude punk à linguagem do metal funcionou muito bem.
"A melhor coisa que aconteceu ao metal foi o thrash metal, porque a influência do punk e do metal no thrash foi a coisa mais legal em todos os movimentos do metal que aconteceram nos últimos 30 anos. Tornou-se incontrolável e incrível."
Fora do Sepultura desde 1996, Max Cavalera segue em plena atividade. O trabalho mais recente de sua carreira é "Chama", álbum do Soulfly lançado em outubro, que reforça a longevidade e a consistência de uma das maiores lendas do metal mundial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Guitarristas querem incluir músicas raras nos próximos shows do Judas Priest
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Kiko Loureiro e Edu Falaschi participarão de show que o Angra fará no Japão

Novo disco do Soulfly mostra que a chama criativa de Max Cavalera continua acesa
Max Cavalera não foi contactado sobre reunião com Sepultura, afirma Gloria
Por que Andreas Kisser convidou irmãos Cavalera para último show do Sepultura
Edu Falaschi relembra como seu gutural convenceu Max Cavalera a gravar no "Vera Cruz"
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Max Cavalera revela como "selou a paz" com Tom Araya, vocalista do Slayer


