O hit do "Quatro Coiotes" que é o ponto alto musical do RPM, segundo Fernando Deluqui
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de setembro de 2025
O RPM foi um dos maiores fenômenos do rock brasileiro, arrastando multidões nos anos 80 com hits como "Olhar 43", "Alvorada Voraz" e "Rádio Pirata". Mas, para o guitarrista Fernando Deluqui, o verdadeiro auge musical da banda não está nesses sucessos de rádio. Segundo ele, a canção que melhor sintetiza a força criativa do grupo é "Sete Mares", faixa do álbum "Quatro Coiotes" (1988).
Em entrevista ao Corredor 5, Deluqui destacou que a composição da música envolveu diretamente a parceria entre Paulo Ricardo e P.A. Pagni, com sua própria colaboração nos arranjos: "O P.A. fez esses teclados. Depois o Luiz cobriu, mas esse veio lá do estúdio da Pompeia. Eu entrei com outro riff, fui editando o que o P.A. fazia no teclado, e depois o Paulo pôs a letra e melodia. A gente toca no show até hoje", contou.

O guitarrista explicou que a faixa ganhou força ao vivo, especialmente pelo espaço aberto para improvisações: "A gente faz um improviso depois com o Kiko Zara, que é um baterista espetacular, sabe tudo de técnica, mas também tem raça. Ele faz um solo em cima desse tempo. É longo, impressionante. Para mim, esse é o ápice musical do show. E para mim esse é o ápice musicalmente falando do RPM."
Apesar da grandiosidade de "Sete Mares", o álbum "Quatro Coiotes" enfrentou dificuldades comerciais. Lançado em 1988, o disco representava uma tentativa de buscar um som mais sofisticado e democrático na divisão de composições. Esse movimento, no entanto, gerou desconforto dentro da banda – especialmente para Luiz Schiavon, que, segundo Deluqui, não ficou à vontade com a nova dinâmica criativa e chegou a levar suas reclamações à gravadora.
Além das tensões internas, o álbum também não entregou a fórmula comercial que a CBS esperava, como relatou Deluqui: "Foi mixado em Los Angeles. O Maluly levou a gente pra lá. Em algum momento ele alertou: não é um disco tão comercial assim. Certamente a gravadora devia estar no ouvido dele. Mas o Maluly também tava um pouco com a gente nessa onda de 'vamos fazer o disco que vocês querem fazer'. Agora, se vai vender, como nós vamos vender, pra quem nós vamos vender? Esse foi o grande erro."
Com o tempo, porém, o guitarrista passou a olhar o álbum com outros olhos, destacando que "Sete Mares" continua sendo um ponto alto da história da banda: "Hoje eu gosto desse álbum. Dos que eu mais gosto. Eu não enjoei dele. Tem coisas boas, cara."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
Produtor explica desventuras em série que se acumularam no segundo álbum do RPM
De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
Os astros da música brasileira que quase superaram vendas do RPM, segundo Paulo Ricardo


