A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2025
John Lennon raramente elogiava outras bandas, mas uma em especial chamou sua atenção - e o ex-beatle chegou a dizer que eles eram "os verdadeiros filhos dos Beatles". A banda em questão era o Genesis, grupo inglês formado por Peter Gabriel e Tony Banks, que se tornaria um dos pilares do rock progressivo nos anos 1970.
O elogio foi lembrado pelo guitarrista Steve Hackett, que contou em entrevista à Goldmine: "Ele acabou sendo um grande fã do Genesis, nos chamando de 'verdadeiros filhos dos Beatles'. Foi adorável. É a melhor crítica que já recebi."

Segundo Tim Coffman, que assina o texto, a declaração de Lennon foi vista como um dos maiores reconhecimentos possíveis, já que o músico era conhecido por seu ceticismo em relação às comparações com os Beatles. Mas, para ele, o Genesis representava uma continuação natural da ousadia artística que a própria banda de Liverpool havia iniciado na década anterior.
Enquanto muitos enxergam grupos como o Pink Floyd como os símbolos máximos do rock progressivo, os Beatles já haviam aberto caminho para o gênero em discos como Revolver e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, explorando o estúdio como instrumento e misturando pop, experimentação e vanguarda. Mesmo no fim da carreira, em Abbey Road, eles ainda se aventuravam com sintetizadores e sons futuristas.
John Lennon e Genesis
O Genesis surgiu logo depois, buscando o mesmo espírito de inovação. Ainda adolescentes, Gabriel e Banks começaram a compor músicas longas, cheias de passagens complexas, como "The Knife". Com o tempo, a banda incorporou elementos teatrais aos shows - figurinos, personagens e enredos - transformando as apresentações em verdadeiros espetáculos.
Para Lennon, essa inquietação criativa era o que tornava o Genesis uma espécie de herdeiro dos Beatles. Não se tratava de copiar o som, mas de manter viva a ideia de que a música popular podia ser arte, invenção e experimentação.
Mais tarde, o grupo mudaria de rumo. Após a saída de Peter Gabriel, Phil Collins assumiu os vocais e levou o Genesis ao estrelato pop dos anos 1980, com hits como "Invisible Touch". De certa forma, seguiram o caminho inverso dos Beatles: começaram complexos e se tornaram acessíveis - mas sem perder o refinamento e a identidade britânica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon

O clássico da disco music que John Lennon confessou que queria ter composto
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
A música que Paul McCartney temeu ser o momento mais constrangedor da carreira
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos


