Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Por Bruce William
Postado em 22 de janeiro de 2026
Não é de hoje que corre a história de que Geddy Lee, do Rush, poderia ter produzido "Master of Puppets", do Metallica. Parece papo de bastidor que fã repete por décadas, mas o próprio Geddy já contou que a conversa chegou a existir, apenas se tratou de uma ideia que não foi pra frente.
Ele diz que a coisa foi comentada na época, pois ele era amigo do empresário da banda e encontrou Lars na Inglaterra. Também lembra que viu o Metallica tocar em Toronto ainda na época do Cliff Burton, antes da tragédia, e que chegou a rolar aquele papo de "e se a gente fizer alguma coisa juntos?": "É meio que verdade... conversamos sobre o assunto... mas nunca aconteceu."

O curioso é que, nessa mesma entrevista, Geddy admite que não é exatamente um cara que fica ouvindo heavy metal o tempo todo. Ele diz que não ouve muita coisa do gênero, embora reconheça que existe um pé nisso no som do Rush, pela influência de bandas pioneiras. E fecha com uma frase muito bem humorada: "Você não vai ouvir muito speed ou death metal em minha casa."
Só que aí vem a exceção: Metallica. Geddy sempre disse que gostava da banda e que tem muito respeito por eles. E existe uma fala antiga, dita durante conversa com a revista Hit Parader em 1986 e trazida à tona pela Rock & Roll Garage, em que ele elogia justamente o que ele vê como falta em muita banda do estilo. "A maioria das bandas de metal soa igual. Existe uma falta assustadora de vontade de fugir dos clichês padrão do metal. Mas eu gosto do Metallica. Eles são uma grande banda de metal. Eles são muito bons e honestos no que fazem. Em alguns aspectos, eles me lembram o Rush. Eles tentam fazer o metal deles complicado, mas também divertido."
Do outro lado, também tem uma história boa que ajuda a medir o tamanho do Rush dentro do Metallica. Em 2022, Kirk Hammett relembrou o dia em que Cliff Burton "surtou" ao saber que Geddy Lee estava num show da banda em Toronto, em 19 de janeiro de 1985, na turnê de "Ride the Lightning."
"Recebemos uma mensagem nos bastidores de que Geddy Lee estava lá. E Cliff Burton simplesmente surtou." Segundo ele, Cliff ficou andando de um lado pro outro, fumando maconha e repetindo "Oh meu Deus! Geddy! Geddy Lee!", nervoso e feliz ao mesmo tempo. Kirk ainda comparou isso com outra noite em que Cliff reagiu de um jeito parecido ao saber que Geezer Butler estava na plateia: mais ansiedade, mais agitação, mais cerveja.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
O presente bizarro que Lzzy Hale recebeu de um casal; "Talvez fosse algum fetiche"
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Andria Busic disponibiliza "Life As It Is" e lança videoclipe de "The Templars"
Livro "1994, Um Ano Monstro" descreve uma verdadeira saga para ir ao Monsters Of Rock
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Geddy Lee não gosta de Metal, mas poderia ter produzido "Masters of Puppets", do Metallica
O dia que Cliff Burton surtou ao saber que Geddy Lee estava em show do Metallica
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
A canção dos anos oitenta do Rush com a qual Neil Peart nunca ficou satisfeito
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Geddy Lee revela época em que Rush usava "muita cocaína" para "manter a energia"
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"


