Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Por João Renato Alves
Postado em 05 de maio de 2026
Recentemente, Jason Newsted revelou ter enfrentado um câncer na garganta ano passado. A confirmação veio através do próprio, durante entrevista ao podcast Let There Be Talk. Mas este não foi o único assunto do bate-papo. O músico também revelou o que o fez deixar o Metallica no início do século, após ter participado da fase mais bem-sucedida comercialmente da carreira da banda.
Jason Newsted - Mais Novidades

"O motivo de eu ter saído do Metallica foi porque havia me tornado um viciado terrível. Estava em uma situação desesperadora. Se não recebesse ajuda, ia morrer. Um dia, pedi: 'Gente, preciso de um tempo.' E eles disseram: 'Não.' Respondi: 'Prefiro viver do que estar na banda de vocês. Eu amo estar na banda de vocês. Acho que isso é meio óbvio. Eu uso a camiseta de vocês todas as noites. Eu represento a banda todas as noites. Eu conheço todas as pessoas que querem nos conhecer e represento a banda para todos os fãs todas as noites. Não me digam que eu não sou comprometido. Não me digam que eu não sou leal. Não me digam. Eu sou sempre o primeiro a chegar e o último a sair. É história. É real. Vocês não podem me dar esse minuto para eu colocar a cabeça no lugar. Depois disso, eu tenho que ir embora. Não é que eu não ame vocês e certamente não é que eu não esteja comprometido com esta banda.'"
À época, chegou a se especular que o projeto Echobrain havia sido a gota d'água para a banda se livrar do baixista. Apesar de reconhecer que a experiência de tocar com outros músicos o ofereceu novas perspectivas, Jason descartou ter sido a motivação para o rompimento.
"Echobrain foi algo em que me aventurei, nosso assunto do dia, nosso tema do dia: Aventurar-se, descobrir coisas novas. Dar a si mesmo a chance de ver o que está lá dentro. Quando você faz uma pintura, dê um passo para trás e pense: 'Eu não sabia que tinha isso dentro de mim.' Sabe? Essa é a melhor recompensa de todas, não importa se alguém compra ou não, não ligo. É sobre a música surgir e eu pensar: 'Cara, tenho isso dentro de mim? De onde diabos isso veio?' Essa é a riqueza. Então, se você não pode me dar um minuto para me encontrar e chegar ao que eu achava que você apreciava em mim, vou embora. Mas não foi por causa do Echobrain que eu deixei o Metallica. É só que era a música que estava rolando na época."
Atualmente, Newsted comanda a The Chophouse Band, com sonoridade voltada ao folk e americana. O grupo sairá em turnê pelos Estados Unidos nos próximos meses, realizando apresentações próprias e abrindo para o Blackberry Smoke.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Para Nicko McBrain, volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden estava "nos planos de Deus"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Rolling Stones anuncia novo álbum de estúdio, "Foreign Tongues"
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted


