Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
Por Emanuel Seagal
Postado em 22 de março de 2026
A Ticketmaster Brasil se posicionou contra o Projeto de Lei (PL 10585/18), que propõe fixar a taxa de serviço em 10% na venda de ingressos. Em entrevista à Billboard Brasil, a plataforma - uma das maiores do país no setor - explicou o funcionamento das cobranças e argumentou que a limitação comprometeria a operação de eventos menores e a qualidade do serviço prestado aos consumidores.

A taxa de serviço, cobrada exclusivamente nas compras online, é a única fonte de receita da Ticketmaster. O valor arrecadado financia toda a operação da empresa, incluindo sistemas antifraude, processamento de pagamentos, estrutura de bilheteria física, controle de acesso e desenvolvimentos tecnológicos. A cobrança segue um modelo percentual, e não um valor fixo, para evitar desproporção em relação ao preço da entrada.
"Nós vemos as discussões sugerindo que a cobrança seja fixa. Mas e se o ingresso custa R$ 20 e a taxa fixa for R$ 10? Não faz sentido. Atualmente, essa taxa varia de acordo com cada operação", explicou Donovan Ferreti, diretor executivo da Ticketmaster Brasil. Ele ressaltou que o percentual é definido em conjunto com a promotora do show e a compra na bilheteria física permanece isenta dessa cobrança.
Além da taxa de serviço, os fãs frequentemente se deparam com a "taxa de administração". A empresa esclareceu que este valor é cobrado diretamente pelo local do evento, como arenas e estádios, e repassado integralmente a eles, aparecendo discriminadamente no ingresso.
O diretor também pontuou que a Ticketmaster não define o preço dos ingressos. Informações como valores, datas, locais e limitações de compra são estipuladas pelos promotores dos eventos. "Nós somos contratados pelo produtor do evento para cuidar do processo de venda dos ingressos, tanto online quanto na bilheteria", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
Linkin Park emplaca nona música no Clube do Bilhão do Spotify
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Em 1996, revista provou que James Hetfield e Lars Ulrich não se conheciam
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
Vocalista se afasta por tempo indeterminado do Dragonforce, que anuncia substituto
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Música: 13 fatos estarrecedores sobre a atual indústria
Não culpe as gravadoras: você que é um tosco mesmo!


