Fim da linha: 12 bandas que encerraram as atividades após a morte de algum integrante
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de fevereiro de 2022
Existem várias bandas de rock and roll e heavy metal que continuaram na ativa após a morte de algum integrante. Metallica (Cliff Burton), AC/DC (Bon Scott), Lynyrd Skynyrd (Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines), Ozzy Osbourne (Randy Rhoads) e Avenged Sevenfold (Jimmy Sullivan) são alguns exemplos de grupos que superaram grandes perdas.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Do outro lado, estão nomes que decidiram encerrar atividades após a morte de algum de seus integrantes. A lista abaixo, elaborada por Lauryn Schaffner e publicada no site Loudwire, apresenta doze bandas que colocaram um ponto final em suas carreiras depois da morte de algum músico. Confira.
Led Zeppelin
O baterista John Bonham faleceu dia 25 de setembro de 1980, aos 32 anos de idade. Algumas semanas depois, no início de dezembro, os integrantes remanescentes comunicaram que a lendária banda estava acabada.
Nirvana
Kurt Cobain, guitarrista, vocalista e líder do trio, se suicidou dia 5 de abril de 1994, quando tinha 27 anos. Continuar com o grupo sem Kurt seria algo impossível.
The Doors
O icônico Jim Morrison morreu dia 3 de julho de 1971. Os músicos Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria), que eram parceiros do vocalista, até tentaram continuar com a banda, mas desistiram da ideia em 1973.
Soundgarden
Chris Cornell, que era guitarrista, vocalista e membro fundador, tirou sua própria vida dia 18 de maio de 2017.
Van Halen
Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Eddie Van Halen faleceu dia 6 de outubro de 2020, após longa batalha contra o câncer. E não existe Van Halen sem Eddie.
Type O Negative
O (literalmente) grande Peter Steele morreu em abril de 2010, aos 48 anos. Os demais músicos não prosseguiram com a banda.
T. Rex
A banda inglesa de glam rock acabou dia 16 de setembro de 1977, quando seu líder Marc Bolan faleceu em um acidente de carro.
Joy Division
O cantor e compositor Ian Curtis se enforcou em 18 de maio de 1980. O jovem músico tinha apenas 23 anos.
Motörhead
O lendário Lemmy Kilmister, líder, fundador, baixista e vocalista do Motörhead, faleceu em 28 de dezembro de 2015, poucos dias após completar 70 anos. O baterista Mikkey Dee e o guitarrista Phil Campbell tomaram a decisão mais acertada e encerraram as atividades do trio.
Mother Love Bone
O grupo formado em Seattle poderia se tornar um dos grandes nomes do grunge, porém, a morte do vocalista Andrew Wood foi determinante para o fim da banda. Andrew faleceu dia 19 de março de 1990, com 24 anos, pouco tempo antes do Mother Love Bone lançar "Apple", seu único álbum de estúdio.
Minutemen
A curta carreira da banda punk californiana acabou em dezembro de 1985, após o vocalista e guitarrista D. Boon falecer em um acidente automobilístico. Caso você não se lembre do Minutemen, o grupo é autor da música "Corona", tema da série "Jackass".
The Gits
Aqui temos a morte mais cruel de todas. Mia Zapata, vocalista da banda, foi estuprada e espancada dia 7 de julho de 1993. O assassino foi capturado e preso apenas em 2003, dez anos após o crime.
Ouça uma música de cada uma das bandas no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps