Mustaine: Memórias do Heavy Metal - Dave Mustaine e Joe Layden
Por Igor Miranda
Fonte: IgorMiranda.com.br
Postado em 30 de setembro de 2014
Não dá para dizer que Dave Mustaine teve uma vida fácil nem mesmo depois que explodiu com o Megadeth. Mas também é impossível afirmar que ele soube se administrar, em ambos os âmbitos - pessoal e profissional.
A sua sincera autobiografia, "Memórias do heavy metal" (Editora Benvirá), escrita em parceria com Joe Layden, mostra os dois lados. Sim, a trajetória de Dave Mustaine é repleta de percalços e obstáculos. Mas nem sempre ele parecia se movimentar o bastante para se esquivar dos problemas.
No que diz respeito a movimento, Dave Mustaine se moveu bastante para que o Megadeth se tornasse um nome de referência. É engraçado comparar o cenário da indústria musical daqueles tempos e de hoje em dia, por meio dos depoimentos de Mustaine. Antigamente, parecia, ao mesmo tempo, mais fácil e mais difícil de se chegar ao estrelato. Parecia prático arrumar pessoas que estivessem dispostas a investir em seu trabalho. Mas o avanço tecnológico fez com que, por exemplo, o disco "Killing Is My Business... And Business Is Good!" tenha custado US$ 8 mil e a qualidade sonora não seja tão boa.
Mas Dave Mustaine, que integrou o Metallica por praticamente um ano, fez o necessário em duas oportunidades. Primeiro, colaborou diretamente com o estilo sujo, forte e revolucionário do Metallica. Segundo, capitaneou o Megadeth, que cumpriu a promessa de ser mais agressivo do que a sua ex-banda.
"Memórias do heavy metal" tem, claramente, seus exageros. Dave Mustaine é um homem de ego notável e, em algumas situações - especialmente ocorridas na década de 1980 -, parece não dar o braço a torcer. Mas a recomendadíssima obra é sincera na maioria das páginas e admite o principal: que a continuidade de Mustaine no Metallica foi muito comprometida pelo seu abuso de álcool e drogas, intensificado nos anos seguintes. Três capítulos (do terceiro ao sexto) são dedicados a esta fase.
As décadas iniciais da vida de Dave Mustaine são descritos de forma mais sincera ainda nos dois capítulos iniciais. A trajetória complicada da problemática família de Mustaine se refletiu na turbulência passada pelo músico até, provavelmente, os anos 2000. Mas o ruivão soube se virar - muito bem, diga-se de passagem.
Os anos 1990, que ironicamente marcam uma nova fase de Dave Mustaine - casado com Pam Mustaine, sua companheira até hoje -, parecem ser mais acelerados. Mustaine se afundou de vez em alguns momentos. A formação mais conhecida do Megadeth (com Nick Menza e Marty Friedman) também parecia ser a mais gananciosa - justamente, imagino, pelo poder musical incontestável. Por conta disso, são poucos os depoimentos reveladores de Mustaine sobre essa fase. É aparente que ele passava pouco tempo com os demais integrantes. A rotina estafante provavelmente decepciona um pouco o leitor, que naturalmente espera muito sobre esses anos, mas pouco tem em "Memórias do heavy metal" - o único defeito marcante do livro, talvez.
O renascimento de Dave Mustaine já se fazia necessário antes mesmo do problema em um nervo de seu braço esquerdo, em 2002, que quase findou o Megadeth e a sua própria carreira. A banda demonstrava desgaste. O renascimento quase milagroso em 2004 mostrou que o Megadeth ainda tinha lenha para queimar.
E teve. "Memórias do heavy metal" foi finalizado antes do lançamento de "Endgame", um dos melhores discos do Megadeth ao meu ver. Aparentemente com um norte na vida (enfim!), Dave Mustaine só parece ter eternos problemas para digerir a conflituosa passagem pelo Metallica. Anos depois do livro, ele topou participar da turnê "Big 4", ao lado do Slayer, Anthrax e sua ex-banda. Aparentemente está tudo bem agora. Mas Mustaine é uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento. Esperamos que os estouros sejam apenas artísticos: o genial ruivão é, incontestavelmente, um dos maiores frontmen do rock.
"Mustaine: Memórias do heavy metal"
Dave Mustaine e Joe Layden - tradução de Marcelo Barbão
Lançado no Brasil em 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A verdadeira opinião de Bill Ward do Black Sabbath sobre Lars Ulrich do Metallica
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Rammstein: Eles foram processados por canibal de Rotenburg
O álbum clássico do AC/DC que para Malcolm Young só tem uma única música boa
As três favelas citadas no clássico "Alagados" dos Paralamas do Sucesso


A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Dave Mustaine revela motivo de não haver reunião de ex-membros durante turnê de despedida
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
A melhor música que David Ellefson ouviu em 2016, segundo o próprio
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)



