Seis bandas clássicas de rock pesado que já rejeitaram o rótulo de heavy metal
Por André Garcia
Postado em 06 de julho de 2024
Quando lançou sua autobiografia, Geezer Butler (baixista, letrista e co-fundador do Black Sabbath) surpreendeu aos fãs ao revelar que originalmente, o termo heavy metal surgiu como uma forma pejorativa de se referir a eles.
Ou seja, no começo dos anos 70 metal era literalmente uma ofensa, e ninguém queria saber de ter aquele rótulo colado em sua música. Foi com isso em mente que a Noise Creep listou algumas das mais clássicas bandas de rock pesado que já rejeitaram publicamente a alcunha de heavy metal.
Led Zeppelin
"Olha o primeiro álbum [do Led Zeppelin, que tem] 'Babe I'm Gonna Leave You', 'Your Time Is Gonna Come' e 'How Many More Times', que não tinham nada de heavy metal. Não tinha nada de pesado naquilo".
Robert Plant
Deep Purple
"Uma vez alguém me disse 'Sua banda é o pai do heavy metal', e eu respondi 'Esse filho não é meu, não!'"
Jon Lord
Blue Oyster Cult
"Já fomos chamados de muita coisa ao longo dos anos — algumas delas foram lisonjeiras, mas outras me deixaram perplexo. [...] Heavy metal ? Nunca considerei que a gente estivesse nessa categoria."
Eric Bloom
Scorpions
"Muito do [que é feito no] heavy metal é feio e doentio. Alguns daqueles músicos são uns baita esquisitões, a gente não é assim. Temos nosso lado agressivo, é claro... Fazemos algumas músicas que podem ser consideradas heavy metal, mas isso é só uma fração do que fazemos."
Matthias Jabs
Motörhead
"Eu queria ser o MC5, tocando rock n roll rápido e barulhento. Nunca fomos uma banda de metal"
Lemmy Kilmister
AC/DC
"O heavy metal às vezes parece muito teatral e calculado: a gente parte daqui, sai correndo e nos vemos na linha de chegada. A batida não oscila, parece uma oompah music alemã acelerada."
Angus Young
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps