Raul Seixas: um livro em alto e bom som

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Hilde Knopfler, Fonte: Subindo no Caixote, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.


Entender arte e história não é tão tranquilo quanto pode, para alguns, parecer. Se o artista em foco é RAUL SEIXAS, mais ainda surpreendemo-nos os leitores, porque o estereótipo criado em torno da figura do soteropolitano gira sobre termos como maluco beleza, doidão, anarquista, viajandão etc. Por contaminação, aos fãs e tietes do cantor e compositor se colam, com frequência, semelhantes epítetos. Por extensão, o olhar prévio (inevitável) que se lança a um estudo sobre RAUL SEIXAS já sai impregnado com uma expectativa: a de ser o tal estudo uma proposta de adesão, não de reflexão. De todo este clichê, o livro "Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo", de Vitor Cei Santos, escapa.

Metallica: Veja como fica seu nome com o formato do logo da bandaAnitta: "Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Resultado da pesquisa de mestrado do autor, a obra aborda a concepção de Novo Aeon apresentada por RAUL SEIXAS em suas músicas. A doutrina do Novo Aeon, elaborada pelo poeta e mago inglês Aleister Crowley no início do século XX, impulsionou trajetórias existenciais de grande força contestatória, influenciando a contracultura das décadas de 1960 e 1970. Seixas, que acompanhou o movimento e propôs uma Sociedade Alternativa, lançou sua música à condição de espírito do seu tempo.

Por meio de conceitos teóricos, o livro ajuda a compreender a música de RAUL SEIXAS à luz da multiplicidade de problemas que formam a experiência cultural brasileira. O autor, através de sua interpretação e o entrelaçamento de discussões com teóricos fundamentais para a compreensão do tema, apresenta uma análise das questões que animaram as décadas de 1970 e 80: autoritarismo, censura, desbunde, contracultura, ocultismo, indústria cultural, melancolia e niilismo.

Título: Novo Aeon - Raul Seixas no torvelinho de seu tempo
Autor: Vitor Cei Santos
Editora: Multifoco
Páginas: 224
Preço: R$ 35,00




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de LivrosTodas as matérias sobre "Raul Seixas"


Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teóricaSociedade Alternativa
Fama proporcional à escassez teórica

O Suprassumo do Superestimado: os 11 mais (ou menos) nacionaisO Suprassumo do Superestimado
Os 11 mais (ou menos) nacionais


Metallica: Veja como fica seu nome com o formato do logo da bandaMetallica
Veja como fica seu nome com o formato do logo da banda

Anitta: Eu era roqueira. Comecei no funk por destino.Anitta
"Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."


Sobre Hilde Knopfler

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor