Raul Seixas: um livro em alto e bom som
Por Hilde Knopfler
Fonte: Subindo no Caixote
Postado em 08 de maio de 2010
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Entender arte e história não é tão tranquilo quanto pode, para alguns, parecer. Se o artista em foco é RAUL SEIXAS, mais ainda surpreendemo-nos os leitores, porque o estereótipo criado em torno da figura do soteropolitano gira sobre termos como maluco beleza, doidão, anarquista, viajandão etc. Por contaminação, aos fãs e tietes do cantor e compositor se colam, com frequência, semelhantes epítetos. Por extensão, o olhar prévio (inevitável) que se lança a um estudo sobre RAUL SEIXAS já sai impregnado com uma expectativa: a de ser o tal estudo uma proposta de adesão, não de reflexão. De todo este clichê, o livro "Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo", de Vitor Cei Santos, escapa.
Resultado da pesquisa de mestrado do autor, a obra aborda a concepção de Novo Aeon apresentada por RAUL SEIXAS em suas músicas. A doutrina do Novo Aeon, elaborada pelo poeta e mago inglês Aleister Crowley no início do século XX, impulsionou trajetórias existenciais de grande força contestatória, influenciando a contracultura das décadas de 1960 e 1970. Seixas, que acompanhou o movimento e propôs uma Sociedade Alternativa, lançou sua música à condição de espírito do seu tempo.
Por meio de conceitos teóricos, o livro ajuda a compreender a música de RAUL SEIXAS à luz da multiplicidade de problemas que formam a experiência cultural brasileira. O autor, através de sua interpretação e o entrelaçamento de discussões com teóricos fundamentais para a compreensão do tema, apresenta uma análise das questões que animaram as décadas de 1970 e 80: autoritarismo, censura, desbunde, contracultura, ocultismo, indústria cultural, melancolia e niilismo.
Título: Novo Aeon - Raul Seixas no torvelinho de seu tempo
Autor: Vitor Cei Santos
Editora: Multifoco
Páginas: 224
Preço: R$ 35,00
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Metallica já era chamado de "vendido" nos anos 80, segundo Lars Ulrich
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Ian Hill se afasta temporariamente do Judas Priest devido a lesão no braço
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Focado em seus primeiros discos, Placebo anuncia 4 shows no Brasil para 2027
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, de acordo com a Metal Injection
Quiet Riot anuncia seu novo vocalista, John Torra
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Vanusa e Black Sabbath: a notável coincidência nos riffs
O Reggae dos Titãs que se tornou super hit em versão acústica
Renato Russo fazia questão de remunerar bem os músicos que acompanhavam o Legião Urbana

O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



