O significado de "estátuas e cofres e paredes pintadas" na letra de "Pais e Filhos" da Legião
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de março de 2024
A música "Pais e Filhos" é um dos grandes momentos do álbum "As Quatro Estações", grande sucesso da Legião Urbana lançado em 1989. Apesar de não parecer tanto, o hit trata de um assunto pesado: o suicídio.
Legião Urbana - Mais Novidades
Logo na primeira estrofe, Renato Russo canta a forma com que o ato contra a própria vida foi cometido: "Estátuas e cofres / E paredes pintadas / Ninguém sabe o que aconteceu / Ela se jogou da janela do quinto andar / Nada é fácil de entender".
Mas o que será que Russo quis dizer ao falar sobre estátuas, cofres e paredes pintadas? Em alguns sites que se debruçaram sobre decifrar o sentido da canção dá para encontrar pistas interessantes.
No site Nada Anônima, uma possível interpretação aparece: "Renato usa um recurso muito comum entre escritores para iniciar sua música: começar a história pelo final. Eis a cena inicial deste ‘filme’: a câmera mostra o ambiente que a moça vive. ‘Estátuas e cofres e paredes pintadas’. Dependendo da imagem que construirmos do lugar em nossas mentes, essa cena pode insinuar um ambiente perfeitamente normal, com paredes pintadas e limpas, além de cofres e estátuas, o que acaba por revelar que a protagonista desse drama tinha apego material e fazia planos para o futuro. Pode-se presumir, com isso, que a personagem não vivia nenhum terrível drama particular e levava uma vida normal, portanto ‘Ninguém sabe o que aconteceu’, sabe-se apenas que ‘Ela se jogou da janela do quinto andar’, mas alheios ao que se passava em seu interior, ninguém entende o que a levou a isso: ‘Nada é fácil de entender’".
Já no Cultura.hi7 um complemento surge: "A união de vários ‘eus’ por excelência está em Pais e filhos. A canção reúne em sua letra várias vozes de pais e filhos em diversas situações do quotidiano familiar. Todos esses ‘eus’ que aparecem na canção são fechados. E já no primeiro verso percebemos isso: ‘estátuas’ figuras frias e imóveis ‘e cofres’ fechados com chave e segredo ‘e paredes pintadas’, não se sabe o que tem por trás dessas paredes. No verso seguinte percebe-se a que fim leva essa falta de comunicação entre os ‘seres’ existentes nos primeiros versos, ‘ninguém sabe o que aconteceu’, não se tem noção de nada do que ocorreu ‘ela se jogou da janela do quinto andar’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Biquíni aos 40 (41): entre reinvenção e estrada, a banda mantém relevância no rock nacional
Phil Collins passou perto da morte por conta de problemas com o alcoolismo
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Guns N' Roses e Metallica: os problemas e as festas da turnê conjunta
Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns


