O significado de "estátuas e cofres e paredes pintadas" na letra de "Pais e Filhos" da Legião
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de março de 2024
A música "Pais e Filhos" é um dos grandes momentos do álbum "As Quatro Estações", grande sucesso da Legião Urbana lançado em 1989. Apesar de não parecer tanto, o hit trata de um assunto pesado: o suicídio.
Legião Urbana - Mais Novidades
Logo na primeira estrofe, Renato Russo canta a forma com que o ato contra a própria vida foi cometido: "Estátuas e cofres / E paredes pintadas / Ninguém sabe o que aconteceu / Ela se jogou da janela do quinto andar / Nada é fácil de entender".
Mas o que será que Russo quis dizer ao falar sobre estátuas, cofres e paredes pintadas? Em alguns sites que se debruçaram sobre decifrar o sentido da canção dá para encontrar pistas interessantes.
No site Nada Anônima, uma possível interpretação aparece: "Renato usa um recurso muito comum entre escritores para iniciar sua música: começar a história pelo final. Eis a cena inicial deste ‘filme’: a câmera mostra o ambiente que a moça vive. ‘Estátuas e cofres e paredes pintadas’. Dependendo da imagem que construirmos do lugar em nossas mentes, essa cena pode insinuar um ambiente perfeitamente normal, com paredes pintadas e limpas, além de cofres e estátuas, o que acaba por revelar que a protagonista desse drama tinha apego material e fazia planos para o futuro. Pode-se presumir, com isso, que a personagem não vivia nenhum terrível drama particular e levava uma vida normal, portanto ‘Ninguém sabe o que aconteceu’, sabe-se apenas que ‘Ela se jogou da janela do quinto andar’, mas alheios ao que se passava em seu interior, ninguém entende o que a levou a isso: ‘Nada é fácil de entender’".
Já no Cultura.hi7 um complemento surge: "A união de vários ‘eus’ por excelência está em Pais e filhos. A canção reúne em sua letra várias vozes de pais e filhos em diversas situações do quotidiano familiar. Todos esses ‘eus’ que aparecem na canção são fechados. E já no primeiro verso percebemos isso: ‘estátuas’ figuras frias e imóveis ‘e cofres’ fechados com chave e segredo ‘e paredes pintadas’, não se sabe o que tem por trás dessas paredes. No verso seguinte percebe-se a que fim leva essa falta de comunicação entre os ‘seres’ existentes nos primeiros versos, ‘ninguém sabe o que aconteceu’, não se tem noção de nada do que ocorreu ‘ela se jogou da janela do quinto andar’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
O vazio deixado pelo Edguy
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
"Eu odeio perder", disse Johnny Ramone ao falar sobre luta contra câncer
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
Johnny Ramone achava que Joey Ramone era um "pé no saco"
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas



Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


