Em 11/05/1974: O encontro histórico entre Led Zeppelin e Elvis Presley
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 16 de maio de 2014
O Fórum de Los Angeles foi o palco de um dos maiores shows do LED ZEPPELIN, e também foi o local onde, em 11 de maio de 1974, a banda ficou cara a cara com seu maior herói.
Robert Plant, Jimmy Page e John Bonham estavam em Los Angeles, ostensivamente para o lançamento da gravadora Swan Song. Na noite depois da festa do lançamento no Hotel Bel Air, o baixista John Paul Jones decidiu participar do concerto de Elvis Presley no Fórum.
Em algum momento, Elvis parece ter sido alertado sobre a presença do grupo de rock na platéia, pois num determinado momento do show - que foi gravado e lançado posteriormente como "Live in L.A." - pode-se ouvir ele dizendo para sua banda: "esperem um minuto... se podemos começar juntos, companheiros, pois temos o LED ZEPPELIN aqui... vamos ver se dá para fazer algo que sabemos, se fazemos ou não."
O LED ZEPPELIN e o rei do rock tinham o mesmo promoter, Jerry Weintraub, que marcou o encontro depois do show entre as partes. Robert Plant mais tarde escreveu suas impressões sobre Presley: "o Zeppelin encontrou com Elvis após um de seus shows nos anos 70. Eu o enalteci. Ele não era tão alto como eu. Ele tinha corpo de cantor. Ele tinha aquele peito - que ressoava."
Plant revelou também algo engraçado no fim da noite. "Neste encontro, Jimmy Page brincou com Elvis dizendo que nós nunca checamos o som - mas se fizessemos isso, tudo o que eu queria fazer seria cantar as canções de Presley", disse ele. "Elvis achou aquilo engraçado e me questionou sobre quais músicas eu cantava. Eu disse a ele que gostava de várias, como a ótima música country 'Love Me' - 'Treat me like a fool / Treat me mean and cruel / But love me'. Então quando estávamos saindo, depois de 90 minutos iluminados e divertidos com o cara, eu estava andando pelo corredor. Ele nos chamou a atenção atrás da moldura da porta, parecendo bastante satisfeito consigo mesmo, e começou a cantar aquela canção: 'Treat me like a fool...'. Virei-me de volta a Elvis e ficamos ali, cantando juntos."
Os caminhos de Elvis Presley e do LED ZEPPELIN se cruzariam mais duas vezes ao longo dos anos 70. O próximo encontro aconteceu na casa de Elvis em Memphis, que Jerry Schilling, um notável membro da "Memphis Mafia", escreveu em seu livro chamado "Eu e um cara chamado Elvis". Depois de trocarem jóias entre si, o rei achou que poderia ser divertido fazer algo diferente.
"Antes da noite acabar, Elvis disse que gostaria de fazer outra troca. Então se levantou, olhou para John Bonham e disse 'vamos trocar as calças' enquanto ao mesmo tempo deixou sua calça do pijama cair por baixo de seu roupão. Richard Cole, o gerente da turnê do LED ZEPPELIN, ficou chocado e em silêncio enquanto Sheila e John caíram na gargalhada. Ninguém aceitou a oferta de Elvis, mas foi uma ótima forma de terminar a noite", lembrou Schilling.
O encontro final entre o LED ZEPPELIN e Elvis Presley foi no aeroporto de Baltimore, quando ambos estavam em turnê em 1977. David Stanley, meio irmão de Elvis, recordou o encontro mais tarde. "Houve uma outra vez que Presley cruzou com a banda, enquanto estava na estrada. Foi no aeroporto de Washington/Baltimore. Nós (a turnê de Elvis) tocamos em Washington e o LED ZEPPELIN tocou no Capital Centre. Chegamos no Lisa Marie, o jato particular de Elvis, e o LED ZEPPELIN chegou em seu Boeing 707, o Caesar’s Chariot. Foi um puta espetáculo visual ver aqueles dois jatos estacionados lado a lado na pista."
Elvis Presley inspirou a maioria, se não todos, os grandes astros do Rock n'Roll dos anos 60 e 70 em diante. O LED ZEPPELIN não foge a esta regra e, quando seus caminhos se cruzaram, o que ficou foi a vibração para a banda e também para o próprio rei.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Barão Vermelho acrescenta shows à turnê que reúne a formação original
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial


Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A curiosa música do Led Zeppelin que melhor define Jimmy Page, segundo Robert Plant
O compositor que arrancou de Jimmy Page um elogio incomum e o fez quebrar sua regra
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Baixista do Delain quase perde testículo no palco - veja vídeo
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você com música do Slipknot


