Em 20/04/1968: O primeiro e histórico show do Deep Purple
Por Bruce William
Postado em 30 de abril de 2023
O Deep Purple é uma das maiores bandas de rock da história, tendo passado por várias mudanças de formação entre 1968 e 1976. Essas formações são rotuladas como Mark I, II, III e IV, sendo que a II é a mais bem-sucedida comercialmente. A formação original contava com o baterista Ian Paice, Jon Lord nos teclados, Ritchie Blackmore na guitarra, Nick Simper no baixo e Rod Evans como vocalista.
Deep Purple - Mais Novidades
Com essa formação, o Deep Purple partiu para sua primeira turnê em 1968, começando com um show em Taastrup, Dinamarca, no dia 20 de abril de 1968. Durante esta turnê, eles ainda eram anunciados pelo nome original da banda, "Roundabout". Eles abriram o show com a música "Hush", escrita por Joe South, e tocaram várias músicas originais do álbum de estreia, "Shades of Deep Purple", que foi gravado em um único fim de semana no mês seguinte. Veja na imagem abaixo como foi o setlist, obtida na fonte original desta matéria, setlist.fm.

Embora "Hush" seja uma das músicas mais conhecidas da banda e tenha sido tocada mais de 1400 vezes ao longo de sua carreira, as outras músicas do álbum raramente foram apresentadas ao vivo desde esses primeiros shows. A segunda música mais tocada do álbum, "Mandrake Root", foi tocada mais de 100 vezes, mas não é tocada pelo Deep Purple desde o início dos anos 90. No entanto, o ex-baixista Nick Simper apresentou algumas das músicas com sua banda Nasty Habits em maio de 2019.
Embora a formação original do Deep Purple não tenha durado muito tempo, eles deixaram um legado duradouro no mundo da música. O sucesso da banda realmente decolou com a formação Mark II, que incluía Ian Gillan nos vocais e Roger Glover no baixo, e produziu alguns dos maiores sucessos da banda, como "Smoke on the Water" e "Highway Star". No entanto, é interessante olhar para os primeiros dias da banda e ver como eles começaram a construir sua lendária carreira no rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Rush toca "A Farewell to Kings" pela primeira vez desde 1979
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo



Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
Deep Purple lança vídeo de "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A reação empolgada de Joe Satriani ao tocar "Smoke on the Water" com o Deep Purple
Ritchie Blackmore aponta os três melhores guitarristas de todos os tempos
Cinco bandas que lançaram o primeiro disco há mais de 50 anos e continuam na ativa
Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
Maluco encara furacão na Flórida ao som de Slayer
O histórico show do Guns N' Roses em Paris em 1992


