Chico Mendes: Rocks em homenagem ao ativista
Por Tiago Abreu
Postado em 26 de fevereiro de 2015
Morto em 1988, Chico Mendes foi reconhecido internacionalmente por sua luta pelos seringueiros da Bacia Amazônica. Anos após sua morte, diversos artistas e bandas, dos mais diferentes gêneros musicais prestaram homenagem a Chico, citando-o em músicas, ou gravando canções dedicadas a ele, como por exemplo, Luiz Gonzaga. No entanto, este artigo visa citar alguns exemplos dentro do universo do rock.
PAUL MCCARTNEY - "How Many People"
O mais famoso tributo à Chico, a composição do ex-beatle foi lançada ainda em 1989, menos de um ano depois de sua morte, que repercutiu dentre a imprensa britânica. O caso chocou Paul, que conheceu um pouco mais de Mendes através de um documentário exibido pela BBC. "How Many People", com suas influências de reggae traz a participação do cantor jamaicano Jah Bunny. No entanto, o álbum que a integra, "Flowers in the Dirt" faz parte de uma fase baixa na carreira de McCartney, que lançaria discos de sucesso da crítica somente depois da segunda metade dos anos 90.
Paul McCartney - Mais Novidades
MANÁ - "Cuando los Ángeles Lloran"
A banda mexicana MANÁ prestou homenagem à Chico um pouco mais tarde, em 1995. O grupo em si surgiu em 1987, com "Cuando los angeles lloran" sendo a faixa-título do disco. A canção, possui influências do pop rock, e o conjunto possui uma relação próxima com a filha do ativista.
SEPULTURA - "Ambush"
Representando o metal, o SEPULTURA gravou "Ambush", durante os anos 90, para o álbum "Roots" de 1996. O álbum em si é considerado uma peça importante na história da banda, pelas suas influências da música brasileira, também notadas nesta canção. "When you go down! / You go down fighting! / Motherfucker!"
REBANHÃO - "Princípio"
Uma das primeiras bandas de rock cristão do Brasil, o REBANHÃO surgiu ainda na década de 70, com influências do rock progressivo e do tropicalismo. Os anos foram passando e o som do grupo ficou cada vez mais pop, como em um de seus maiores sucessos, o disco "Princípio", de 1990. A canção que intitula o álbum não contém riffs de guitarra e apresenta um naipe de metais, no entanto é mais um tributo à Chico Mendes, questionando em versos a ação humana: "Até quando viverei pra testemunhar / e dizer sim, sim a Deus e a toda vida". O tema seria recorrente em outras canções posteriores do grupo.
ROY HARPER - "The Tallest Tree"
O álbum "Death or Glory?" de ROY HARPER é tematicamente amargo, e a principal influência para isso foi o fim do relacionamento do músico com sua esposa. Em 1992, era lançado, juntamente com a canção "The Tallest Tree", em homenagem à Chico. No geral, o trabalho é bastante sombrio, e ainda contém outro tributo, desta vez à MILES DAVIS.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps