U2: em 1992, processando banda pequena por copyright
Por Renato Araujo
Fonte: Impaciente e Indeciso.
Postado em 17 de fevereiro de 2015
Quando o grupo norte-americano METALLICA, em sua ensandecida luta contra o Napster no início do milênio, chegou a impedir fãs de terem acesso a Internet, certamente achou que estava lutando contra uma minoria de piratas virtuais conspirando para lhes tirar parte do enorme quinhão de dólares que forra suas contas bancárias. Nos EUA, onde ocorreu o impedimento judicial, um fã tem muito mais possibilidades de assistir a um dos caríssimos shows da banda, e certamente, quem passou um ano proibido de acessar a web, fez questão de não dar nem mais um dólar ao grupo de LARS ULRICH. Pior fez quem, mesmo não sendo impedido de ter acesso ao mundo virtual, se sentiu muito indignado com o fato e se solidarizou com os outros fãs. Eu mesmo só não deixei de ser fã do METALLICA por um simples motivo: nunca gostei muito mesmo da banda.
Já o U2, banda tão envolvida em causas pacifistas, tão "do bem" que esquece até de fazer música para praticar boas ações, sempre deu declarações a favor da troca de arquivos pela Internet, o que já lhes rendeu um "cala-boca" quando nada menos que sete faixas de um de seus discos vazaram Internet afora. Recentemente, o U2 até se viu metido em um "quiproquó" com usuários do I-tunes, indignados por serem obrigados a baixar - de graça - o mais novo álbum da banda.
Mas este U2, caridoso e compreensivo, em 1992 faliu uma banda. É isto mesmo. E não faliu o BON JOVI ou o DURAN DURAN. A "vítima" foi um grupo underground norte-americano pouco conhecido até mesmo dentro do seu país. Vamos à história:
Em 20 de agosto de 1991, a banda NEGATIVLAND lançou, pela pequena gravadora SST, um single com a canção "U2". A tal canção era uma colagem de partes da música "I Still Haven't Found What I'm Looking For" com uma fita de um radialista da terra do Tio Sam, sobre uma base musical criada pelo próprio grupo. Na capa do single, o nome U2 aparece em letras garrafais, ao contrário do nome da banda. Para desfazer qualquer possibilidade de que o lançamento do single pudesse parecer esperteza - embora fosse, é claro - , uma etiqueta colada ao plástico da embalagem trazia a observação que não se tratava de um disco do U2. Foram distribuídas 3.000 cópias do single. A menor vendagem de um disco do U2, até então, era de pouco mais de 2 milhões de cópias do primeiro disco.
Em 5 de outubro do mesmo ano, a SST recebeu uma notificação judicial. Sem muita saída, imprensada pelas poderosas Island Records (de propriedade do U2) e Warner Chappel, a editora do super-grupo, a pequena gravadora aceitou todas as exigências:
Todas as cópias enviadas a críticos, lojas de discos e estações de rádio teriam que ser devolvidas à Island sob pena de multa e prisão. Tanto para a gravadora quanto para os que receberam os discos. Os discos em estoque na SST também teriam que ser enviados à Island para destruição imediata. Todo o material utilizado para confecção do disco, como fitas master, acetatos, etc, também deveria ser enviado imediatamente à gravadora, assim como todo material promocional. Os direitos autorais da música foram transferidos imediatamente para o U2.
A gravadora SST e o NEGATIVLAND foram obrigados a pagar uma multa de 25 mil dólares e cerca de 100 dólares por cada um dos 700 discos vendidos e não retornados. Isto faz de U2, do Negativland o single mais caro da história da música. Como esta última quantia (U$70.000) foi tudo que o grupo NEGATIVLAND arrecadou em 14 anos de existência, foi decretada a sua falência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Blaze Bayley e KK's Priest são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Esteban Tavares anuncia retorno à banda de Humberto Gessinger para nova turnê
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco



Em texto assinado por Bono, U2 presta homenagem a Glen Hansard
A banda que entregou a Bono tudo o que ele procurava no rock
As bandas britânicas dos anos oitenta que decepcionaram o guitarrista do U2
O cantor que Bono disse ter voz de anjo e ser um homem muito sábio
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A banda que Bono queria ver na MTV em 2005 incendiando "a imaginação de garotos de 16 anos"
Bono relembra o álbum em que o U2 passou dos limites: "Viramos rock progressivo!"
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


