The Beatles: como surgiu Being For The Benefit Of Mr. Kite

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Flaubi Guarda Farias, Fonte: La Parola
Enviar correções  |  Comentários  | 

Não existe uma fórmula única que sirva de inspiração para uma composição musical. Os compositores podem se inspirar em desilusões amorosas, causas políticas, drogas e bebidas, sonhos e até em um cartaz vitoriano de um antigo espetáculo circense. Foi assim que John Lennon escreveu Being For The Benefit Of Mr. Kite, música presente em Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

121 acessosBeatles: "Sgt. Peppers" reeditado em comemoração aos seus 50 anos5000 acessosSexo é Proibido: capas censuradas por conteúdo erótico

Pablo Fanque foi o primeiro proprietário negro de um circo britânico. Durante 30 anos, o circo de Fanque foi o mais popular da Inglaterra. Em janeiro de 1967, durante as gravações do vídeo promocional de Strawberry Fields Forever, John Lennon encontrou uma loja de antiguidades em Sevenoaks, Kent, durante o intervalo. Na loja, um cartaz chamou sua atenção. Era a propaganda do Pablo Fanque’s Circus Royal, espetáculo circense em uma cidade industrial ao norte de Rochdale, em 1843.

O espetáculo no cartaz dizia ser um espetáculo Em Benefício do Senhor Kite (falecido proprietário do Circo Wells) e nele dizia que haveria aros, cavalos e uma pessoa saltando por dentro de um arco de fogo de verdade. Os Hendersons estariam lá e a banda começaria as 10 para as 6. Todas as informações foram transpostas para a música. “Quase toda a música estava escrita ali. Nós praticamente a copiamos palavra por palavra e depois só tivemos de criar alguns pequenos trechos para completá-la”, conta Paul McCartney na biografia McCartney: Many Years From Now, de Barry Miles.

O mais complicado foi aderir às exigências de John Lennon, que queria um som de feira na música, algo que lembrasse o público em meio a atrações populares. Para gravar a faixa e dar esse toque final, teve que ser alugado um órgão a vapor vitoriano. Além do mais, George Martin, para obter um efeito aleatório desejado por Lennon durante a música, cortou as fitas da gravação em pequenos pedaços entre 30 e 40 centímetros (as diferentes fontes divergem a respeito do valor exato), misturou-as e editou ao acaso. George Martin ainda gravou órgão wurlitzer e piano, John Lennon o vocal e órgão hammond, Paul McCartney o baixo e guitarra solo e Neil Aspinall, George Harrison e Ringo Starr gravaram diferentes tipos de gaita.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Paul McCartneyPaul McCartney
Veja cantor em papel no Piratas do Caribe

121 acessosBeatles: "Sgt. Peppers" reeditado em comemoração aos seus 50 anos81 acessosFabio Lima: "Yesterday" dos Beatles em fingerstyle3259 acessosStar Wars Day: May the Force be with Beatles?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Rate Your MusicRate Your Music
Os melhores discos de todos os tempos

Rolling StoneRolling Stone
Revista elege os melhores rocks com mais de sete minutos

Rolling StoneRolling Stone
Dez canções para levantar o seu ânimo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de abril de 2014

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Sexo é ProibidoSexo é Proibido
Capas censuradas por conteúdo erótico

Guns N RosesGuns N' Roses
Em 1992, uma imagem clássica de Axl trollando Slash

Ultimate GuitarUltimate Guitar
Site elege os 100 melhores solos de guitarra

5000 acessosLuiz Calanca: A coleção do dono da Baratos Afins5000 acessosPeppa Pig: "Eu gosto disso! É muito adulto!"5000 acessosAC/DC: a definição de Bon Scott por Brian Johnson5000 acessosIron Maiden: "pequena falha" em outdoor na Russia em 20115000 acessosRenato Russo: a história do maior nome do rock nacional5000 acessosSlipknot: banda pode se tornar tão histórica quanto o Black Sabbath ou Deep Purple?

Sobre Flaubi Guarda Farias

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online