RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Dolmayan, baterista do System Of A Down, quer ajudar fãs que não puderem ir aos shows

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis


Bangers Open Air
Pierce The Veil

Alex Steinweiss: o inventor das capas de discos

Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 28 de setembro de 2010

No início da indústria fonográfica, os Lps eram vendidos acondicionados em capas padrão. Não haviam capas exclusivas para cada disco. Os vinis vinham embalados em artes feitas em série, produzidas em papel kraft, com o logotipo da gravadora estampado e o título e intérprete tipografados identicamente. O formato padrão eram os discos de 10 polegadas (com cerca de 25 centímetros de diâmetro) e 78 RPM.

Capas de Álbuns - Mais Matérias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O ponto inicial para essa mudança ocorreu em uma bela tarde de 1939, quando o desenhista Alex Steinweiss, nascido no Brooklyn, em Nova York, em 24 de março de 1917, conseguiu marcar uma reunião com a diretoria da gravadora mais antiga do mundo, a Columbia Records. O momento era propício, afinal a Columbia havia sido recentemente adquirida pela CBS, e seus executivos ansiavam por novidades. Steinweiss conseguiu convencer o alto escalão da gravadora de que cada disco deveria ser tratado individualmente, e o ponto principal para isso seria acondicionar cada LP em uma capa exclusiva. Para mostrar aos executivos de que sua ideia funcionava, Steinweiss levou amostras de seu trabalho, mostrando que cada capa poderia ter um desenho próprio, de acordo com a música que o LP trazia. No final da reunião, Alex Steinweiss saiu empregado pela Columbia como o primeiro diretor de arte de uma companhia de discos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O primeiro trabalho de Steinweiss foi o álbum "Smash Songs Hits by Rodgers and Hart", lançado em 1940. O disco foi um sucesso, e inaugurou uma nova era na indústria fonográfica. As principais gravadoras perceberam que aquela inovação dava um grande resultado, e começaram a investir maciçamente em capas exclusivas. Vale lembrar que naqueles primeiros tempos não havia a fartura de títulos disponíveis que há hoje nas lojas, e o comportamento padrão do consumidor era chegar com uma lista com os itens que desejava e entregá-la ao vendedor, que providenciava os discos. Com o aumento da quantidade de LPs nas lojas, a capa passou a ter papel fundamental na hora de atrair os consumidores, e isso ficou evidente a partir da ideia inovadora de Steinweiss.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No final dos anos quarenta, a Columbia introduziu o formato long-playing em seu catálogo, e os discos passaram a ser fabricados em um formato maior – 12 polegadas, cerca de 31 centímetros de diâmetro -, podendo armazenar uma quantidade maior de faixas – geralmente 6 de cada lado, enquanto o de 10 polegadas tinha apenas quatro faixas em cada um dos lados. O formato maior abriu a possibilidade de um trabalho gráfico mais elaborado, e mais uma vez Steinweiss foi inovador, elaborando um esquema de dobras para as capas que se tornaria padrão em todo o mundo.

O desenhista ficou na Columbia entre os anos de 1939 e 1945, período no qual produziu aproximadamente 2.500 capas de discos. Após deixar de ser contratado exclusivo da Columbia, Alex abriu a sua própria empresa de design de capas, e desenvolveu trabalhos para várias gravadoras como Remington, Decca, RCA, London, além de alguns trabalhos para a própria Columbia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Seu trabalho foi tão inovador que ele acabou criando sua própria fonte, que usou na maioria de suas capas. Esse lettering, batizado como Steinweiss Font, acabou ganhando o seu nome e é utilizado até hoje nos mais diversos trabalhos.

Alex Steinweiss trabalhou criando capas de discos até 1973, quando se afastou da indústria fonográfica e começou a desenhar posteres para a Marinha, ilustrações para revistas e grandes empresas.

Para quem se interessar pelo seu trabalho, em 2000 foi lançado um livro chamado "For the Record: The Life and Work of Alex Steinweiss", escrito por Alex em parceria com Jennifer McKnight-Trontz, onde ele relata o seu processo criativo, fala como surgiram algumas de suas capas mais famosas e conta a história de sua vida, tudo, é claro, acompanhado por generosas imagens de seu trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se você visitar a cidade de Sarasota, na Flórida, é capaz de trombar com Steinweiss pelas ruas. O artista vive nessa pequena cidade desde 1974, anônimo e em paz, sem que as pessoas desconfiem que o seu trabalho revolucionou a forma de vender e consumir música.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Comitiva
Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS