Blackhorse, um dos maiores discos de estreia de todos os tempos com pouca repercussão
Resenha - Blackhorse - Blackhorse
Por Israel Martins
Postado em 09 de fevereiro de 2025
O ano era 1972, em Mineral Wells, cerca de 80 milhas a oeste de Dallas / Ft. Worth Metro. Em meio ao calor e a poeira das estradas, quando o 'Country' dominava literalmente as rádios, os amigos inseparáveis Gary James, John Teague e Frank Dison, se reuniram na ambição de agitar o Texas. Naquele tempo já haviam alguns nomes movendo grandes públicos no estado, como Bloodrock, Point Blank e a clássica ZZ Top.
Compondo e tocando há quase uma década a Blackhorse deixava o seu nome em cada esquina do Texas. Poucas bandas tocavam por lá com tanta agressividade, um Southern Rock absurdamente bem feito e com muita inspiração no Blackfoot, uma super banda da Flórida, já consolidada em todo E.U.A pelos ótimos primeiros discos "No Reservations" & "Flyin' High".
No final dos anos 70's o grupo foi pressionado pelo seu público que já cantavam suas músicas de forma enfervecida. Era chegada à hora do primeiro contrato de gravação. Contudo, a banda tinha um grande empecilho que impedia esse feito. Os caras bateram na porta de várias gravadoras que acabavam recusando sua baixa oferta, algumas recusavam também pela música apresentada, alegando ser "pesado demais". Após uma reunião ríspida, decidiram somar fundos de seus próprios shows para conseguir o tão esperado álbum de estúdio. A Blackhorse estava na ativa mais do que nunca com sua agenda sempre cheia. Naquele momento cada centavo de dólar contava muito.
Antes de gravarem no final dos anos 70's, o baixista Frank Dison deixa a banda. Ele alegava estar desacreditado e com problemas pessoais. A saída do integrante não abalou o grupo que se mantía ambicioso e antes mesmo de Frank se desligar eles convidam um amigo próximo, chamado Paul Anthony. Além de ser um músico bastante dedicado o cara era produtor musical, tinha poucas experiências com gravações. Aquele era de fato o momento oportuno de tentarem o lançamento do tão esperado disco.

O 'Blackhorse' foi lançado em 12 de Dezembro de 1979 pela desconhecida DSDA. O fato de não gravarem em um estúdio renomado não condiz com a qualidade. A DSDA deixou muita gravadora conhecida "no chinelo" tamanha classe em sua sonorização. Foram apenas algumas centenas de cópias, fazendo desse disco extremamente raro e muito valioso pelos colecionadores nos dia atuais. Sem dúvidas se naquela época fosse vendido por grandes referências da música como Warner Music Group ou Motown Records venderia facilmente milhões de cópias em todo E.U.A.
Destaca-se no disco a icônica e pesada faixa de entrada "Fox Huntin", com back-vocal bastante alinhado de todos integrantes em seus refrões. Também ficou muito interessante o cover "encorpado" do genial Little Richard em seu grande clássico "Lucille". Os gritos e bases rápidas em "Hell Hotel", som extremamente esmagador que remete a você pensar sobre o real gênero da banda, com uma sonorização às vezes Heavy Metal, às vezes Hard Rock. O espetáculo de graves e riffs na faixa "Slow Down Tom", impossível ouvir sem 'bater cabeça'. Destaque também para o início calmo e dedilhado de "Spencer's Corner" e sua mudança repentina para uma verdadeira "porradaria" altamente atraente, sua base e solos são incríveis e altamente originais. De fato uma verdadeira obra, essa excepcional estreia é digna de orgulho, até hoje comentada pelos músicos em sua Fanpage.
O álbum é totalmente inacreditável em seus riff's de guitarra ricos e diabólicos e muito autêntico, ele funde o hard rock e estilo sulista. Foi mencionado na lista do famoso crítico de rock Martin Popoff dos "100 álbuns mais pesados dos anos setenta". Se você gosta de Southern Rock pesado, na linhagem de Molly Hatchet, Blackfoot ou Doc Holiday, então você com certeza vai curtir isso.
Natural de Belo Horizonte Israel é obcecado pelos anos 70's, coleciona discos e CD's e tem vasto conhecimento da música nacional e internacional. Israel foi proprietário da saudosa web-rádio setentista, Cultura Web Rock.
FONTE: Canal ROCK 'N' ROLL 70's
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro

"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


