Incesticide: o disco mais Punk do Nirvana
Resenha - Incesticide - Nirvana
Por Helton Grunge
Postado em 20 de julho de 2023
O Nirvana teve uma carreira meteórica: do mesmo jeito que surgiu e foi um grande fenômeno, acabou rápido com a morte de Kurt Cobain. O power trio deixou três grandes álbuns, além de uma coletânea de sobras que nem todos valorizam, mas que traz grandes músicas: o Incesticide (1992).
Nirvana - Mais Novidades
Com o lançamento de Nevermind (1991), a banda alcançou o sucesso absoluto e conseguiu tirar o Dangerous (1991) do Michael Jackson do topo das paradas de sucesso. A gravadora, então, não queria perder a chance de continuar lucrando com a banda, porém com a grande carga de shows pelo mundo, a banda não conseguia parar para compor um novo trabalho.
Com isso, surgiu a ideia de aproveitar músicas que a banda havia gravado e não utilizado em nenhum álbum. Essas faixas ou foram músicas não selecionadas para o Bleach (1989) e Nevermind (1991), ou também músicas que saíram apenas em singles e em coletâneas promocionais com outras bandas. A Geffen, gravadora que tinha os direitos do Nirvana, só precisava se resolver com a Sub Pop para conseguir todo o material. Esse detalhe resolvido, Kurt Cobain e companhia selecionaram o repertório, a ordem das músicas, a capa e assim o Incesticide (1992) chegou às lojas próximo ao natal de 1992.
Mesmo não sendo um álbum propriamente dito, era tudo novidade para os novos fãs da banda, pois muitas das faixas ali eram desconhecidas do grande público. A banda até costumava tocar várias delas nos shows (Kurt Cobain sempre gostou de selecionar várias dessas músicas em suas apresentações até como uma forma de "teste" para ver a reação do público ou até sua sensação ao tocá-la; assim, ele sabia se podia aproveitá-la ou não). Porém, não eram muitos que conheciam grande parte daquele repertório que entrou no Incesticide (1992).
A escolha foi um sucesso e o disco vendeu muito bem. Na lista de músicas estavam algumas releituras dos Vaselines e outras composições de Kurt Cobain. O Incesticide (1992) tem um estilo mais direto, bem Punk, bem voltado para as raízes sonoras da banda.
O que você acha do disco? O canal do Youtube chamado Distorção fez um vídeo falando detalhes sobre esse disco. Quer saber mais? Não deixe de clicar abaixo e conferir.
Outras resenhas de Incesticide - Nirvana
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
Aos 83 anos de idade, Mick Jagger detalha rotina de exercícios
Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
"Incesticide", a coletânea de sobras do Nirvana que mostra o som visceral da banda
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


