Resenha - Subsolo Volume 2 - Coletânea
Por Jhony Uriel
Postado em 18 de abril de 2020
Definimos o conceito de coletânea como uma seleção de diferentes obras, um grupo seleto de canções que entram em um álbum para divulgar não apenas um grupo, mas sim vários artistas e bandas. Na literatura chamamos de antologia, mas aqui comentarei a respeito do CD O Subsolo, volume 2.
Com iniciativa do Blog O Subsolo, André Bortolai lança a coletânea para apreciação de todos, aqui em "O Subsolo, volume 2" o público conta com 20 canções de diferentes lugares do Brasil.
No disco há uma canção da banda Melanie Klain chamada "Abençoados por Deus", onde nos confundimos se o teor da banda é voltado mesmo para o white rock ou apenas se esta canção isoladamente tem subtexto gospel, o que não tira a beleza da música. O som é bem pesado e com presença, a banda sendo religiosa ou não, mostra que a organização dá espaço e liberdade para que as bandas se expressem de forma livre, o que é muito importante, a banda de certo mandou muito bem no som, avaliação: 8. Vale ressaltar também que a banda possui um álbum intitulado "Análise do Caos" que está disponível a todos para audição na Internet, recomendo conhece-los, vale muito a pena.
A coletânea traz também no álbum, uma canção chamada "Mulher-Gato", da banda catarinense Cherry Ramona, som muito bem produzido, com uma sonoridade bem jovem, a música do grupo é maliciosamente masculina, pra lá de divertida e tem tudo para ser tema de fantasia na cabeça da rapaziada, avaliação: 7.
O disco traz também Luciano Granja, com um vocal pra lá de maduro e agradável, a música desde o seu início nos entusiasma a querer prestar atenção, o que é muito importante. A canção "Vontade de Voar" suscita algo a respeito de um passeio, de postura e de mudança, inspira reflexão sobre as nossas liberdades individuais de maneira muito peculiar, um elixir pra quem quer encorajar-se a ir embora seguir o próprio rumo sem olhar para o passado, e como a própria canção diz, "subir no telhado e alçar voo", avaliação: 9.
Quem participa também da coletânea é o artista catarinense Kiko Oliveira, que contribui com a canção "Estou Tão Cansado", onde o eu-lírico da música demonstra vir de alguém que, aparentemente, com algo se incomoda. A música tem uma levada também muito agradável, que gira em torno do rock e do pop, canção que tem um "Q" urbano e até mesmo político, ao mesmo tempo sem soar bobo como muitas bandas locais acabam por se equivocar, ao meu ver, a melhor faixa da coletânea, avaliação: 10.
Os cariocas da Banda Reduto chegam ao projeto com a canção "Ardor", que além de ser ótima, possui uma poética que funciona perfeitamente, a música começa e muda para uma outra levada, contudo não se torna entediante, ao contrário, segue marcante até o seu findar. Esta canção leva a imaginarmos como é que seria ver um vídeo clipe destas coisas sendo representadas, traz-nos uma curiosidade tremenda para ver este feito acontecendo; avaliação: 9.
Por fim, mas não menos importante, a Banda Basttardos, que participa do disco com uma canção que divulga o próprio nome do grupo. A música "Basttardos" tem uma introdução pra lá de cinematográfica, som bem equalizado, agradável de se escutar, levada de bateria muito bem executada e tudo muito bem trabalhado. O vocal é que podia ganhar um pouco mais de destaque, pra que possamos compreender a letra na íntegra, que foi o único ponto que encontrei onde o grupo poderia otimizar um pouco mais a canção, que é muito boa. Destaque também para o solo de guitarra o final da música, está esplêndido, guitarra que por sua vez, trouxe à canção uma ótima impressão, causou um bom desfecho também. A coletânea traz consigo outros artistas e bandas, acesse o Blog O Subsolo para conhecer mais a respeito dos CDs físicos, vale muito a pena.
A quem se interessar, me siga também no Twitter (Jhony Uriel), onde comento muitas coisas sobre música, arte, cinema e sempre coloco indicações musicais de diferentes gêneros, inclusive sobre heavy-metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Dee Snider não sabe se está sendo "corajoso ou estúpido" ao reunir o Twisted Sister
O que significa "havia alguma coisa errada com o rei" no clássico "Rádio Pirata" do RPM?
As 10 melhores músicas de metal do mundo, segundo inteligência artificial ChatGPT
Regis Tadeu aponta quem é o Frank Sinatra do heavy metal: "É Indiscutível"

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



