The Dark Element: após estreia fraca, projeto evolui e justifica continuação
Resenha - Songs the Night Sings - Dark Element
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 18 de novembro de 2019
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando o The Dark Element (supergrupo formado pelo guitarrista Jani Liimatainen (ex-Sonata Arctica, Cain's Offering, Blackoustic) e a cantora Anette Olzon (ex-Nightwish) anunciou seu segundo disco, metade de mim pensou: "minha nossa, o primeiro lançamento não foi ruim o suficiente para eles perceberem que a parceria não funciona?". A outra metade foi mais para o lado do "que bom, eles terão mais uma oportunidade de mostrar se são dignos de nossos ouvidos".
Felizmente, meu lado mais fanboy e otimista levou a melhor desta vez. Porque a dupla aproveitou a chance. Songs the Night Sings não pode nem sonhar em entrar no meu top 10 de final de ano, mas sem dúvidas é uma grande evolução com relação à estreia autointitulada deles.
O álbum ainda soa irritantemente comercial, mas desta vez o grupo faz disso uma característica de seu som, e não uma tentativa de agradar o titio mercado. As primeiras faixas já nos trazem riffs e solos de mais atitude (importantes para um supergrupo formado por um guitarrista de renome) e orquestrações mais respeitosas.
Mesmo as músicas que desaceleram, como "When It All Comes Down" e "To Whatever End", fazem-no sem perder o peso e a atitude, mantendo uma firmeza razoável do começo ao fim. Não temos lá uma incursão profunda por novos territórios musicais conforme prometido no material de divulgação do trabalho, mas com certeza houve uma busca por algo mais distante da zona de conforto.
Jani, que ficou devendo (e muito) no disco anterior, ressurge ainda bem aquém de suas capacidades - aparentemente ele reserva sua própria nata para o Cain's Offering - mas com uma performance mais respeitável, de qualquer forma.
Anette, por sua vez, manteve o bom nível ouvido na estreia. Desta vez, ela não teve de levar tudo nas costas e o projeto está funcionando mais efetivamente como uma parceria de duas pessoas, isto é, ambas as partes estão se entregando bastante - mas ainda sem darem o melhor de si.
Vale lembrar que o The Dark Element segue apoiado por uma dupla. O baixista Jonas Kuhlberg repete seu papel, enquanto que Rolf Pilve (Stratovarius) faz em Songs the Night Sings sua estreia nas baquetas.
Abaixo, o clipe de "Not Your Monster":
Track-list:
1. "Not Your Monster"
2. "Songs the Night Sings"
3. "When It All Comes Down"
4. "Silence Between the Words"
5. "Pills on My Pillow"
6. "To Whatever End"
7. "The Pallbearer Walks Alone"
8. "Get Out of My Head"
9. "If I Had A Heart"
10. "You Will Learn"
11. "I Have to Go"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/songsthenightsings
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa


