Escombro: o peso do Hardcore associado à crítica social
Resenha - Eutanásia Social - Escombro
Por César Rezende
Postado em 31 de maio de 2018
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
São Paulo é sem dúvidas o berço de ouro do Hardcore Nacional. O ESCOMBRO é o retrato de uma verdadeira demolição de paradigmas sociais e joga por terra todo tipo de inferiorização sofrida por classes minoritárias. A típica formação em quarteto produz músicas originais, de forte impacto devido à filosofia de exposição dos pontos falhos sociais, com pegadas que mesclam diferentes gêneros do rock e faz o ouvinte bater cabeça ao som pulsante e bem marcado.
O EP "Eutanásia Social", lançado pela Artico Music, é composto por 5 faixas e traz as ilustres participações de: Fábio Prandini - da banda Paura - e do mexicano Chema Valenzuela Galero (conhecido do cenário hardcore/hip-hop).
A abertura do novo trabalho com a faixa "Descaso" deixa claro a qualidade da banda ao expor um Hardcore clássico, pesado e com levada New Metal.
Na sequência, a forte canção "Eutanásia Social", critica os aspectos da saúde pública retratando o desespero das pessoas que sofrem as consequências da má gestão política.
Caro leitor, se tu desejas obter energia e ter forças para lutar contra os regimes totalitários, ouça a faixa "Libertar". As levadas arrastadas de Doom Metal ao evoluírem para a velocidade Hardcore mostram como é possível vencer no caos.
"Entre Lobos" chama a atenção principalmente pelas passagens de contrabaixo que preenchem as pausas da música. É um ponto musical interessante e pouco utilizado no cenário Hardcore. Fez toda diferença e preencheu magistralmente a música.
O EP infelizmente chega ao fim com a música "Hijos de La Calle" mostrando a perfeita combinação entre o Crossover Thrash e o Hardcore Punk. O público pode sentir a nostalgia e relembrar momentos vividos no cenário do underground nacional na década de 80 ao ouvir esta última faixa.
O EP deixa uma grande vontade de ouvir os futuros trabalhos que estão por vir.
Formação da banda: Lucas Ferreira (vocal), Felipe Felipeles (bateria), Igor Fugiwara (contrabaixo) e Ricardo Quattrucci (guitarra).
Track-List do EP "Eutanásia Social":
1) Descaso
2) Eutanásia Social
3) Libertar
4) Entre Lobos
5) Hijos de La Calle
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Svalbard lança a última música de sua carreira; "A versão metal de 'Goodbye', das Spice Girls"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O incrível e influente álbum que mudou a forma de Flea enxergar o rock
A canção "anti-Stones" que os Stones não queriam gravar e se tornou um de seus grandes hits
Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



