Wings: Reduzido a trio, porém com McCartney em grande fase criativa
Resenha - London Town - Wings
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80 Minutos
Postado em 19 de janeiro de 2018
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o grande sucesso de "Wings At The Speed Of Sound" e da turnê "Wings Over The World", Paul seguia motivado, disposto a produzir e excursionar mais e mais. Assim, em 1977, partiram novamente para o Abbey Road Studios e começaram a trabalhar em algumas canções. Durante o planejamento da próxima turnê, uma surpresa: Linda estava novamente grávida, agora do terceiro filho de Paul, James McCartney.
Com a mudança de planos devido à gravidez de Linda, havia tempo de sobra, o que despertou novamente em Paul aquela vontade lá dos tempos de "Band On The Run", de buscar inspiração em lugares alternativos. Assim, alugaram um iate nas Ilhas Virgens chamado "Fair Carol" e começaram os trabalhos. Durante todo o processo, vários obstáculos surgiram no caminho. Primeiramente, pelo pouco espaço diante do montante de equipamentos necessários para alocação dentro do barco. Depois, porque o baterista Joe English partiu com saudades de casa e o guitarrista Jimmy McCulloch deixou o grupo para fazer parte da banda Small Faces. Novamente os Wings estava reduzido a um trio.
Problemas deixados de lado, após o lançamento, "London Town" se consolidou como um dos melhores álbuns da carreira de McCartney. Primeiramente, emplacou em um single a magnífica "Mull Of Kintyre", faixa que desbancou o single mais vendido dos Beatles, "She Loves You". Em segundo, pela qualidade das demais faixas, que traziam diversificação e modernização ao som da banda. Vamos falar um pouco sobre elas:
"London Town" é a minha favorita. Uma canção de melodia encantadora, que arrepia e emociona com suas linhas perfeitas. As vocalizações são belíssimas e a faixa poderia figurar em qualquer álbum dos Beatles da segunda fase.
"Cafe on the Left Bank" é uma boa faixa com características das faixas rock dos anos 70.
"I'm Carrying" é a tradução da inspiração de Paul diante da gravidez de Linda. Uma bela balada acústica.
"Backwards Traveller" é uma faixa de rock que só tem um problema: é curta demais. Paul canta rasgado, perfeito, em mais um refrão com vocalizações excelentes. A faixa se conecta com a instrumental "Cuff Link", que também é curta demais e não deixa a desejar.
Denny Laine assume os vocais na balada quase folk "Children Children". A faixa não é espetacular, mas também não compromete.
"Girlfriend" é uma balada no estilo "So Sad", do álbum "Pipes Of Peace". O destaque interessante aqui é que ela foi gravada e lançada por Michael Jackson no álbum "Off The Wall", de 1979. Gosto mais da versão de Paul.
De volta ao rock, agora no estilo "Smile Away" do álbum RAM, "I've Had Enough" é bem legal e possui vídeo clipe disponível no You Tube.
Sem deixar a peteca cair, começamos o lado B do LP com a excelente "With a Little Luck", que atingiu o número um nos Estados Unidos e o quinto lugar no Reino Unido. Uma balada de melodia belíssima, com destaque total para Paul nos vocais. Uma das melhores faixas que já compôs.
"Famous Groupies" é uma faixa bem diferente e divertida. Curiosamente também está na lista das doze canções mais estranhas de Paul (Rolling Stone).
Danny Laine compôs a maior parte de "Deliver Your Children" no período em que registravam o álbum "Venus And Mars". É a melhor contribuição de Laine em toda a carreira dos Wings. Uma faixa rock com excelente vocal de apoio de Paul.
Em relação à trinca que encerra os trabalhos, "Name And Address" é a melhor delas, sendo diferente das demais faixas do álbum. Uma boa faixa de rock com letra divertida. Já a folk "Don't Let It Bring You Down" não empolga e "Morse Moose And The Grey Goose" é a maneira de Paul homenagear o Rock Psicodélico setentista que lhe chamou a atenção no início dos anos 70, principalmente com o disco de estreia do Pink Floyd. Uma faixa com estrutura parecida com "Nineteen Hundred and Eighty-Five", do álbum "Band on The Run".
No single da já citada e espetacular "Mull Of Kintyre", foi lançada a também rock "Girls' School". Mais uma faixa divertida e que poderia figurar tranquilamente no tracklist do álbum.
Após o lançamento de "London Town", Paul desfrutaria do sucesso de "Mull Of Kintyre" e "With A Little Luck" reservando um tempo para curtir o nascimento de James. Mas logo voltaria, com nova formação e pronto para cair na estrada.
Texto retirado do portal 80 Minutos, um site para quem gosta de ler e fazer resenhas de álbuns. Conheça!
Tracklist:
London Town 4:10
Cafe On The Left Bank 3:25
I'm Carrying 2:44
Backwards Traveller 1:07
Cuff Link 2:03
Children Children 2:20
Girlfriend 4:31
I've Had Enough 3:02
With A Little Luck 5:45
Famous Groupies 3:34
Deliver Your Children 4:17
Name And Address 3:07
Don't Let It Bring You Down 4:34
Morse Moose And The Grey Goose 6:27
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As bandas de rock progressivo que influenciaram o Mastodon, segundo Brann Dailor
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
O baterista que o lendário Ian Paice do Deep Purple elogiou: "Não importa a técnica"
Os três maiores guitarristas de todos os tempos, segundo Zakk Wylde

A moeda que lançou Mitch Mitchell ao sucesso e depois lhe fechou uma porta dourada
O hit de Paul McCartney que falou do Domingo Sangrento antes de "Sunday Bloody Sunday"
O hit de Paul McCartney com duplo sentido: "Vai ver estava fumando demais nessa época"
O que John Lennon realmente pensava do Wings de Paul McCartney



