Wings: Reduzido a trio, porém com McCartney em grande fase criativa
Resenha - London Town - Wings
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80 Minutos
Postado em 19 de janeiro de 2018
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o grande sucesso de "Wings At The Speed Of Sound" e da turnê "Wings Over The World", Paul seguia motivado, disposto a produzir e excursionar mais e mais. Assim, em 1977, partiram novamente para o Abbey Road Studios e começaram a trabalhar em algumas canções. Durante o planejamento da próxima turnê, uma surpresa: Linda estava novamente grávida, agora do terceiro filho de Paul, James McCartney.
Com a mudança de planos devido à gravidez de Linda, havia tempo de sobra, o que despertou novamente em Paul aquela vontade lá dos tempos de "Band On The Run", de buscar inspiração em lugares alternativos. Assim, alugaram um iate nas Ilhas Virgens chamado "Fair Carol" e começaram os trabalhos. Durante todo o processo, vários obstáculos surgiram no caminho. Primeiramente, pelo pouco espaço diante do montante de equipamentos necessários para alocação dentro do barco. Depois, porque o baterista Joe English partiu com saudades de casa e o guitarrista Jimmy McCulloch deixou o grupo para fazer parte da banda Small Faces. Novamente os Wings estava reduzido a um trio.
Problemas deixados de lado, após o lançamento, "London Town" se consolidou como um dos melhores álbuns da carreira de McCartney. Primeiramente, emplacou em um single a magnífica "Mull Of Kintyre", faixa que desbancou o single mais vendido dos Beatles, "She Loves You". Em segundo, pela qualidade das demais faixas, que traziam diversificação e modernização ao som da banda. Vamos falar um pouco sobre elas:
"London Town" é a minha favorita. Uma canção de melodia encantadora, que arrepia e emociona com suas linhas perfeitas. As vocalizações são belíssimas e a faixa poderia figurar em qualquer álbum dos Beatles da segunda fase.
"Cafe on the Left Bank" é uma boa faixa com características das faixas rock dos anos 70.
"I'm Carrying" é a tradução da inspiração de Paul diante da gravidez de Linda. Uma bela balada acústica.
"Backwards Traveller" é uma faixa de rock que só tem um problema: é curta demais. Paul canta rasgado, perfeito, em mais um refrão com vocalizações excelentes. A faixa se conecta com a instrumental "Cuff Link", que também é curta demais e não deixa a desejar.
Denny Laine assume os vocais na balada quase folk "Children Children". A faixa não é espetacular, mas também não compromete.
"Girlfriend" é uma balada no estilo "So Sad", do álbum "Pipes Of Peace". O destaque interessante aqui é que ela foi gravada e lançada por Michael Jackson no álbum "Off The Wall", de 1979. Gosto mais da versão de Paul.
De volta ao rock, agora no estilo "Smile Away" do álbum RAM, "I've Had Enough" é bem legal e possui vídeo clipe disponível no You Tube.
Sem deixar a peteca cair, começamos o lado B do LP com a excelente "With a Little Luck", que atingiu o número um nos Estados Unidos e o quinto lugar no Reino Unido. Uma balada de melodia belíssima, com destaque total para Paul nos vocais. Uma das melhores faixas que já compôs.
"Famous Groupies" é uma faixa bem diferente e divertida. Curiosamente também está na lista das doze canções mais estranhas de Paul (Rolling Stone).
Danny Laine compôs a maior parte de "Deliver Your Children" no período em que registravam o álbum "Venus And Mars". É a melhor contribuição de Laine em toda a carreira dos Wings. Uma faixa rock com excelente vocal de apoio de Paul.
Em relação à trinca que encerra os trabalhos, "Name And Address" é a melhor delas, sendo diferente das demais faixas do álbum. Uma boa faixa de rock com letra divertida. Já a folk "Don't Let It Bring You Down" não empolga e "Morse Moose And The Grey Goose" é a maneira de Paul homenagear o Rock Psicodélico setentista que lhe chamou a atenção no início dos anos 70, principalmente com o disco de estreia do Pink Floyd. Uma faixa com estrutura parecida com "Nineteen Hundred and Eighty-Five", do álbum "Band on The Run".
No single da já citada e espetacular "Mull Of Kintyre", foi lançada a também rock "Girls' School". Mais uma faixa divertida e que poderia figurar tranquilamente no tracklist do álbum.
Após o lançamento de "London Town", Paul desfrutaria do sucesso de "Mull Of Kintyre" e "With A Little Luck" reservando um tempo para curtir o nascimento de James. Mas logo voltaria, com nova formação e pronto para cair na estrada.
Texto retirado do portal 80 Minutos, um site para quem gosta de ler e fazer resenhas de álbuns. Conheça!
Tracklist:
London Town 4:10
Cafe On The Left Bank 3:25
I'm Carrying 2:44
Backwards Traveller 1:07
Cuff Link 2:03
Children Children 2:20
Girlfriend 4:31
I've Had Enough 3:02
With A Little Luck 5:45
Famous Groupies 3:34
Deliver Your Children 4:17
Name And Address 3:07
Don't Let It Bring You Down 4:34
Morse Moose And The Grey Goose 6:27
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
A faixa definitiva do Motorhead não é "Ace of Spades" nem "Overkill", de acordo com Rob Halford
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Com orçamento apertado na atual turnê, Incantation pede comida aos fãs
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
Em biografia, atriz de Hollywood admite ter dispensado Brad Pitt por Sebastian Bach
Os 11 melhores letristas do black metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Estudo revela as bandas com músicas mais propensas a entristecerem seus fãs
Kiko Loureiro lembra desafios do Angra: "O Andre Matos sumia e aparecia dois meses depois"



O melhor single do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



