O hit de Paul McCartney que falou do Domingo Sangrento antes de "Sunday Bloody Sunday"
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de agosto de 2025
Muito antes de Bono e o U2 transformarem "Sunday Bloody Sunday" em um hino político mundial, Paul McCartney já havia lançado uma música inspirada no mesmo massacre ocorrido em 30 de janeiro de 1972, em Derry, na Irlanda do Norte. Segundo o site Aventura na História, o episódio, conhecido como Domingo Sangrento, marcou a história do país quando soldados britânicos abriram fogo contra uma manifestação pacífica, deixando 14 mortos e dezenas de feridos.
Paul McCartney - Mais Novidades
No livro "As Letras", McCartney relembra o impacto que o acontecimento teve em sua vida. "Foi muito perturbador ver as cenas de uma manifestação perfeitamente pacífica que acabou dando errado. Parecia que os nossos soldados tinham agido indiscriminadamente e atirado em pessoas inocentes", escreveu. Para ele, que cresceu em uma família dividida entre católicos e protestantes, a tragédia ecoou de forma pessoal.
Paul McCartney e a música "Give Ireland Back to the Irish"
O resultado foi "Give Ireland Back to the Irish", single lançado pelos Wings em fevereiro de 1972, apenas semanas após o massacre. A decisão de gravar e lançar a faixa enfrentou resistência da EMI, gravadora de McCartney, que temia represálias e boicotes. "Sir Joseph Lockwood, chefe da EMI, me disse que seria banido pela BBC. E estava certo. Mas era um fato muito relevante para eu adotar uma posição neutra", recordou Paul.
Segundo o site Financial Times, a canção foi, de fato, proibida de tocar nas rádios britânicas, mas alcançou o primeiro lugar nas paradas da Irlanda e também na Espanha. Seu caráter de protesto, no entanto, gerou interpretações diversas, e alguns chegaram a classificá-la como um "grito de guerra" do IRA — algo que McCartney nega categoricamente. "Não foi escrita para ser isso. Para o bem ou para o mal, esse foi um momento em que senti que a arte poderia, e deveria, responder a uma situação."
A polêmica também atingiu os próprios Wings. Henry McCullough, guitarrista da banda e natural da Irlanda do Norte, foi criticado por ter participado da gravação. "Henry era protestante, e algumas pessoas ficaram chateadas com o envolvimento dele nesta canção", disse Paul.
Uma década mais tarde, U2 retomaria o mesmo episódio com "Sunday Bloody Sunday", lançada em 1983 no álbum "War". Bono fez questão de frisar que não se tratava de uma canção de rebeldia ou incitação à violência, mas sim um retrato do horror e da dor. Enquanto a versão dos irlandeses de Dublin tornou-se um dos maiores hinos políticos do rock, foi McCartney quem primeiro transformou a indignação em música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Paulo Baron revela bastidores da volta do Twisted Sister com Sebastian Bach
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os discos do Dream Theater que são os preferidos do baterista Mike Portnoy
A capa de álbum do Kiss que Paul Stanley detesta e Gene Simmons ama
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
A melhor música que Paul McCartney escreveu em todos os tempos, segundo John Lennon
O álbum dos Beatles que não agradou George Martin nem Paul McCartney
Quando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra
Paul McCartney: a banda de Metal que o levou ao lado negro da força


