Fallen Idol: Doom Metal "made in Brazil"
Resenha - Seasons of Grief - Fallen Idol
Por Vitor Sobreira
Postado em 21 de agosto de 2017
Doom Metal ‘made in Brazil’… É isso mesmo! Formado no ano de 2012, o Fallen Idol lançou seu primeiro álbum auto-intitulado em 2015, e no ano seguinte, este ‘Seasons of Grief’ veio ao mundo, sem perder tempo algum. Gravado e produzido no Overdrive Estúdio, em São Paulo, por André Marques, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, o álbum, assim como o de estréia, apresenta 07 faixas em cerca de 40 minutos de boa música.
Com algumas claras influências de medalhões do estilo como Candlemass e Solitude Aeturnus, a musicalidade não se prende somente a isso, mas para quem aprecia a sonoridade das cultuadas bandas, certamente é um prato cheio para se degustar sem medo de pecar.
Sendo um trio, é assustador ouvir o ‘feeling’ que emana desses músicos, em composições enriquecidas com peso e climas carregados e envolventes. Se já deixei claro que o lado musical é muito atraente, fique sabendo também que a sonoridade, pelo ponto de vista da captação e produção, é igualmente muito boa, e mostra que quando uma quer esse resultado, ela realmente consegue.
Embalado em um simples, mas charmoso digipack, e com arte feita por Tales Oliveira, ‘Seasons of the Grief’ aposta na variedade de suas sete composições, que vão de passagens mais tradicionais do estilo, com andamentos lentos (mas não tão moribundos), passando por outros, em mid-tempo e vez ou outra até uma levada mais rápida da bateria precisa. Em se tratando das cordas, as timbragens foram muito bem escolhidas e basta não apenas ouvir, mas sentir os riifs profundos e solos afiados que dão aquele toque especial.
Como apenas uma guitarra se faz presente, nada mais honroso para o baixo apoiar com firmeza, não apenas quando é necessário, mas em todos os momentos, com destaque. Já se tratando dos vocais, é inevitável não se lembrar do vocalista Robert Lowe, do supracitado Solitude Aeturnus, mas claro, sem soar como uma mera cópia, pois realmente o vocalista (e guitarrista) Rodrigo Sitta – que só ficou devendo um pouquinho com os vocais mais agudos, que não deram muito certo em alguns momentos – manda muito bem, bem como obviamente Márcio Silva e Ulisses Campos, em seus instrumentos.
Cada álbum nos apresenta surpresas, e a cada audição é uma viagem para descobrir o que de melhor uma banda quis nos oferecer. O Fallen Idol, tem tudo para continuar essa jornada por muitos e muitos anos, pois sabem o que querem e como fazer sua música, onde cada dia é, e ainda será, um constante aprendizado e aperfeiçoamento. E para os ainda incrédulos ao Metal Nacional, fiquem apresentados a mais uma banda de qualidade. Apoie, ouça e valorize!
Banda:
Rodrigo Sitta (vocal e guitarra);
Márcio Silva (baixo);
Ulisses Campos (bateria)
Faixas:
01. Seasons of Grief
02. Nobody’s Life
03. Unceasing Guilt
04. Heading For Extinction
05. The Boy and the Sea
06. Worsheep Me
07. Satan´s Cruxifixion.
Outras resenhas de Seasons of Grief - Fallen Idol
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O "maior compositor da nossa geração", segundo Dave Grohl
O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
A banda que mais se odiou na história e ganhou popularidade após longo hiato

Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



