O amplificador roubado que resultou em uma das músicas mais bonitas do Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de setembro de 2023
Em atividade desde 1981, o Metallica é responsável por alguns dos maiores hinos da história do Heavy Metal, caso de "Fade To Black". Lançada em julho de 1984, como faixa do maravilhoso "Ride The Lightning". "Fade To Black" é uma "balada pesada", que conta a triste história de alguém que deseja tirar a própria vida.
"Fade To Black" é uma composição sombria e tocante, que mostrou uma faceta diferente do grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich. Um de seus pontos altos é a introdução acústica, criada pelo guitarrista/vocalista James Hetfield.
"Lembro-me de escrever ‘Fade To Black’ [no sofá de um amigo]. Ele nos acolheu quando nosso empresário basicamente nos expulsou de sua casa... fomos para a Europa pela primeira vez e nosso equipamento foi roubado", disse James, durante participação no programa do radialista Howard Stern, que teve trechos transcritos e publicados no site da revista Metal Hammer.
O equipamento do Metallica foi roubado no início de 1984, após show realizado em Boston (EUA). Entre os itens roubados, estava o amplificador preferido de James Hetfield. E o roubo contribuiu para o clima sombrio de "Fade To Black", o que James Hetfield confirmou em uma entrevista concedida à Rolling Stone no longínquo 1993.
"Era meu amplificador Marshall favorito, cara! Tenho certeza de que não estava pensando em me matar. Você deve estar muito mal para querer tirar sua vida", comentou o vocalista do Metallica.
No fim das contas, o Metallica escreveu "Fade To Black", que se tornou uma das músicas mais bonitas do Heavy Metal em geral. O grupo se tornou um titã da música e provavelmente, conseguiu arrecadar grana suficiente para substituir o equipamento que foi roubado naquele janeiro de 1984.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps