Profecia do Caos: Deathcore e destruição na estreia da banda
Resenha - Pregação da Maldição - Profecia do Caos
Por Bruno Rocha
Postado em 22 de abril de 2017
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Considerada pioneira em se tratando de som extremo na cidade Poços de Caldas, Minas Gerais, a banda PROFECIA DO CAOS tem em mãos o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado "Pregação da Maldição". As oito faixas do álbum mostram toda a raiva dos músicos, raiva essa explicada nas letras das músicas, em português, onde o pessimismo e a destruição ficam em voga.
Formada por Marcel (vocais, guitarras), Fábio Basso (guitarras), Fernando Mohammed (baixo) e Brenner Valverde (bateria), o PROFECIA DO CAOS entrou no Studio Athenas, em sua cidade-natal. Durante as gravações, Marcel teve que deixar o grupo e indicou para o seu posto Edu Kammer, que assumiu somente os vocais. Com esta formação, saíram do estúdio um registro do chamado Deathcore, isto é, aquele Heavy Metal cadenciado cheio de breakdowns de bumbos de bateria, afinações baixas e uma ou outra referência ao Death Metal. Depois das gravações de "Pregação da Maldição", o grupo recrutou para suas fileiras o guitarrista Natanael Leda.
Infelizmente, é um trabalho que não empolga durante toda a sua audição. Riffs inexistem, solos são raros e, quando dão o ar de sua graça, funcionam somente como adornos melódicos em refrões, vide a faixa que abre o disco, "Profecia". Tem-se a impressão de que estamos ouvindo a mesma música o tempo todo, dado o fato de que quase todas elas tem aproximadamente a mesma estrutura e foram registradas no mesmo tom. Destaca-se a faixa 4, "Nostradamus", que possui um pouco mais de variedade e de empolgação; curiosamente, é a faixa mais curta do disco.
Incomoda também algumas incursões vocais de Edu Kammer, que tenta reproduzir alguns esganiçados agudos em meio ao seus ótimos guturais berrados graves. Isto fica bem claro em "Pilhagem", por exemplo. O único que consegue obter êxito nesta habilidade é Dani Filth (CRADLE OF FILTH). Um ponto positivo vai para a cozinha precisa e técnica do baixista Fernando Mohammed e do baterista Brenner Valverde. Parabéns para o entrosamento e para a habilidade da dupla.
Não fará mal nenhum à banda nem descaracterizará sua proposta sonora o acréscimo de mais ousadia, variedade e melodia em futuras composições. Tais elementos só trarão ganhos à sonoridade raivosa do quinteto mineiro. Para quem gosta do estilo e de composições cruas e secas, sem molho ou com pouco recheio, temos aqui um candidato a expoente do gênero no Brasil. Agora, se sonoridades modernas e sem a pimenta do bom e velho Heavy Metal ou do Death Metal não lhe atraem, passe longe e volte quando houver razões para isso.
Pregação Da Maldição - Profecia Do Caos (independente, 2017)
Tracklist:
01. Intro/Profecia
02. Olhos Vendados
03. Punição
04. Nostradamus
05. Pilhagem
06. Apocalipse De Ódio
07. Visões
08. Pregação Da Maldição
Line-up:
Edu Kammer - vocais
Fábio Basso - guitarras
Fernando Mohammed - baixo
Brenner Valverde - bateria
Outras resenhas de Pregação da Maldição - Profecia do Caos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A mensagem secreta para Stevie Wonder que Paul McCartney colocou na capa de um disco
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
O guitarrista que mudou a vida de Steve Vai até ele descobrir um ainda mais revolucionário
A banda esquecida dos anos 60 que Phil Collins considera sua favorita de todos os tempos
Max Cavalera relembra o dia que os Ramones assistiram show do Sepultura
Blaze Bayley surpreende ao escolher maior música que escreveu para o Iron Maiden
CD vs Vinil: não diga que o som do vinil é melhor - porque não é

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



